SEM DOMÍNIO EMOCIONAL SUA CARREIRA NÃO IRÁ PARA FRENTE

By in
SEM DOMÍNIO EMOCIONAL SUA CARREIRA NÃO IRÁ PARA FRENTE

A emoção desordenada pode causar mais danos à sua carreira do que você imagina.

Na verdade, sua vida pessoal também não andará muito bem se não for capaz de dominar suas emoções.

No campo profissional, você não será visto como um potencial gestor e será preterido em posições que requeiram lidar com situações como: negociar com profissionais em outros departamentos, em níveis hierárquicos superiores, lidar com a política empresarial, com clientes difíceis e mesmo com a comunidade.

Ou seja, questões que requeiram de você ter muita força para suportar a frustração até atingir o objetivo estabelecido.

O domínio emocional é, portanto, um fator determinante da carreira.

Sem ele, em vez de saborear o sucesso, você será esmagado por ele.

É o caso do executivo que lutou muito para chegar aonde está, mas junto com as promoções vieram o Burnout, o esgotamento físico e um estresse infindável.

Tem também aquele que somente consegue se comunicar com rispidez, palavrões ou em alta voz. Ou, as três coisas combinadas.

A vida particular destes indivíduos se parece mais com um transtorno que ele mesmo provoca por escolhas emocionalmente desordenadas e carentes de significado.

Para piorar, conforme a idade avança, descobrimos que controlar as emoções é o mesmo que tentar subir um pau de sebo: quando pensamos que conseguimos, surge uma situação nova que nos faz escorregar lentamente para baixo por maior que sejam nossos esforços de nos prender na altura que conquistamos com tanto esforço.

POR ONDE COMEÇAR

Isto nos remete à primeira percepção sobre o tema que é você notar que não pode controlar sua emoção.

Se assim o fosse, daríamos a nós mesmos um comando de serenidade a cada problema que surgisse à nossa frente.

Portanto, você não consegue controlar sua emoção porque é uma pessoa normal.

Ninguém faz isso. O que conseguimos é dominar a emoção, não a controlar.

O QUE SIGNIFICA DOMINAR A EMOÇÃO

A emoção se parece com a vida. Ou seja, se você, por exemplo, segurar um grão de feijão na mão, não vai conseguir fazer com que ali nasça uma planta.

Entretanto, se enterrar este mesmo grão em um solo bom, regar e aguardar o tempo apropriado, nascerá um pé de feijão.

Portanto, para você dominar a vida, você controla a situação na qual ela acontece.

O mesmo ocorre com a emoção.

Você não consegue controlá-la, mas pode criar as condições nas quais a emoção desejada acontece.

Logo, a primeira coisa a definir é a emoção que você deseja semear.

A MAIS PRODUTIVA DAS EMOÇÕES

A emoção mais produtiva que existe é a serenidade.

Quanto mais tranquilo você estiver, maior sua capacidade de ouvir, compreender a situação na qual se encontra, refletir e agir.

Infelizmente vejo muitos gerentes adotarem o jeito “Bernadinho” de liderar. Não me leve a mal, sou um grande fã dele e ninguém pode deixar de reconhecer seu imenso sucesso e agradecê-lo por tudo o que fez para colocar o nome do Brasil na história do vôlei mundial.

Entretanto, aquele jeito, vamos dizer… agitado de ser, de Bernardinho, é excelente para um jogador de vôlei, pois, após ouvir uma instrução com aquela ênfase toda, é provável que a adrenalina dele esteja no mais alto nível possível.

Ideal, portanto, para quem vai voltar para a quadra e tem de pular, correr e bater numa bola.

Mas, isto não se parece em nada com a vida no escritório.

O que acontece quando você gera adrenalina numa pessoa que no instante seguinte ficará sentada, é que ela simplesmente não terá como dissipar esta emoção.

Grande parte do estresse que as pessoas sentem são por causa de líderes que, no afã de motivá-las, exageram na altura de sua voz e na ênfase de suas mensagens.

O QUE SIGNIFICA SER SERENO

Quando recomendo que seja sereno, entenda que não estou falando inicialmente da sua emoção, mas da experiência que você gera nas pessoas ao seu redor.

Ou seja, como você deve fazer para que as pessoas vivam na sua presença a experiência de que estão diante de alguém sereno?

Para isso, reflita sobre qual é a imagem e como são os gestos que criam essa experiência.

Alguém que fala rápido e alto transmite serenidade? É claro que não! E se a pessoa fizer gestos amplos e rápidos? Também não.

A pessoa serena fala de maneira cadenciada, com a altura necessária para que todos a ouçam muito bem e com gestos moderados.

Você deve exercitar fazer isso na esperança de que as pessoas se sintam serenas e que esta serenidade retorne a você.

É uma esperança, mas que vale a pena ser fomentada.

POR QUE TANTA FRUSTRAÇÃO?

Certa vez assistindo ao seriado Downton Abbey, (1) a personagem Violet Crawley, interpretada por Maggie Smith, diz o seguinte à sua neta aflita:

“- A vida é vivida indo-se de um problema a outro…. de um problema a outro… até que um dia você morre.”

Portanto, as únicas pessoas que não possuem problema são as que se encontram no cemitério.

Não faz o menor sentido se frustrar em demasia e repetidamente com nenhum problema.

Pelo simples motivo que eles são como as ondas do mar: assim que a que estiver arrebentando passar, outra virá em seguida.

A maturidade está em você enfrentar as ondas com coragem – como um bom capitão o faria em alto-mar.

COMO USAR A EMOÇÃO A SEU FAVOR

As emoções negativas devem ser percebidas do mesmo modo que um farol em alto-mar: como uma luz que procura iluminar um problema, algo que requer a sua atenção porque não está em acordo com seu propósito, objetivo, enfim, com a vida que você deseja.

Se você está com medo, faça o que for necessário para se auto proteger.

Se você está frustrado, faça o que for preciso para melhorar a situação.

Se você está ansioso, faça o que for possível para acelerar os eventos.

O EXAGERO

A maturidade está em reconhecer que todas as nossas qualidades e intenções, por melhor que sejam, depois de certos limites, provocam resultados que não desejamos.

Se você exagerar na autoproteção, viverá com medo de tudo e se afastará de todos – inclusive de quem o ama e te trata bem.

Se exagerar em tentar melhorar todas as situações, perderá a capacidade de avaliar o que pode ser melhorado e o que deve ser aceito da maneira que é. Principalmente, quando temos de aceitar algo que Deus nos impõe em sua bondade que tem tanto de infinito quanto de incompreensível por nós – seres limitados.

Se exagerar em sua vontade de acelerar todos os eventos, vai aporrinhar todos ao seu redor que não possuem sua velocidade e talento. Poderá, assim, afastar pessoas relevantes para seu sucesso.

A maturidade está muito mais em saber estruturar os problemas antes de tentar resolvê-los. Pois, ao fazê-lo, descobrirá que alguns simplesmente não possuem solução.

CONHECIMENTO

Um dos grandes desafios para os executivos é saber o que são eventos casuais e o que são planejados.

A maioria de nós não possui imaginação suficiente para perceber forças que tentam direcionar o pensamento e o comportamento das pessoas no mundo todo.

Estas forças, principalmente ao longo do século XX, pesquisaram e desenvolveram técnicas que são aplicadas na propaganda.

Todos nós estamos mergulhados nisso e temos dificuldade de percebê-lo. Assim como os peixes que não percebem a água que os contêm.

Entretanto, estas propagandas procuram nos fazer reagir em acordo com certos estímulos.

Por isso que todos nós sentimos o estresse de um mundo que não para de nos falar sobre o que temer, o que pensar, o que fazer.

A única maneira de livrar-se disso é alimentar sua alma, pois ela é a fonte principal de sua ação – não de sua reação.

Ou seja, é ela que possui a competência fundamental para você lidar e resolver seus problemas: a criatividade.

A alma somente pode ser alimentada de duas formas: pela oração e pelo conhecimento.

Muito da emoção que vejo por aí, está no fato de que os executivos não possuem conhecimento relevante e criativo o suficiente para resolver suas questões empresariais, de liderança, de carreira e de vida.

Isto ocorre porque escolhem mal suas fontes.

O conhecimento somente pode advir do exame de idéias contrárias: se todas suas fontes falam exatamente a mesma coisa, você deve desconfiar de que algo está errado.

Como exemplo, lembre-se que somente 6 famílias dominam a mídia americana, o resultado é o que vemos neste vídeo de 36 redes de TV “diferentes”.

A MELHOR REDE QUE EXISTE É A DE CONHECIMENTO

Embora haja uma crítica severa em curso a respeito de redes sociais, elas são ruins somente se você não souber como parametrizá-las.

Não é fácil escolher fontes diferentes daquelas que seus colegas de trabalho usam e se você começar a falar coisas muito contrárias ao que eles dizem, prepare-se para ter problema – exatamente o que você deseja evitar.

Como não sei quais problemas você enfrenta, seria uma ousadia e uma falta de respeito de minha parte afirmar que sei exatamente o conhecimento que você precisa.

Mas, se acha que os seus problemas são únicos e que só você passa por eles, posso garantir-lhe que você não é Adão. Portanto, é certo que, na história, muitas pessoas já passaram por problemas similares e que há muito conhecimento por aí de como resolvê-los.

Logo, mesmo sem saber com exatidão quais problemas você enfrenta, comece a ler os livros clássicos, pois neles encontrará a criatividade que precisa para compreender de onde veio, em que mundo está inserido e, principalmente, como pessoas resolveram problemas semelhantes ao seu. (2)

MATURIDADE

Escolha bem seus mentores.

Por alguma razão, as pessoas chegaram à conclusão de que podem se desenvolver sozinhas em um mundo onde há tantos interesses, maldade, propaganda e ódio à verdade.

A chance de você conseguir isso sozinho sem se meter em encrencas é muito baixa.

Ao escolher bem sua rede de conhecimentos, seus mentores e alimentar sua alma com boas idéias, criatividade e acima de tudo, com a verdade, você terá as ferramentas para lidar com suas emoções e não as deixar se transformar em uma patologia. Pois, se isto acontecer, somente um profissional habilitado poderá auxiliá-lo.

O importante não é que você se transforme em um Spock, isto é, em alguém que não sinta emoção, mas que a tenha em um nível administrável, capaz de torná-la nada além de um farol que se mantém firme em meio à tempestade iluminando as áreas que você deve dar atenção.

Uma vez desperto para elas, use a criatividade de sua alma para, conscientemente, evitar os perigos, resolver os problemas e aceitar o que não pode ser mudado.

Acima de tudo para que encontre paz de espírito mesmo nas situações mais difíceis e incompreensíveis.

Conte comigo no que puder contribuir com você.

Vamos em frente!

Silvio Celestino

Sócio-diretor da Alliance Coaching

silvio.celestino@alliancecoaching.com.br

WhatsApp (11) 98259-8536

(1)   https://pt.wikipedia.org/wiki/Downton_Abbey

(2) Uma boa lista de livros clássicos se encontra no livro “Como ler livros” de Mortimer Adler – https://amzn.to/3BtCH8r