PENSAR A CARREIRA ATÉ O FIM

By in
PENSAR A CARREIRA ATÉ O FIM

O que acontecerá com você quando sua carreira terminar?

Certa vez, o editor de uma grande revista me contratou para planejar sua aposentadoria. Ele havia me dito que a empresa lhe dera a liberdade para escolher quando pendurar as chuteiras e ele resolveu fazer um bom planejamento.

A primeira pergunta que lhe fiz foi:

– Como terminam os jornalistas?

Muito experiente, ele era um excepcional pesquisador e ficou entusiasmadíssimo pela busca sobre como seus chefes do passado, seus colegas e conhecidos mais antigos estavam agora, após terem se aposentado.

O resultado foi que, descontados os que faleceram, a maioria vivia à custa dos filhos, alguns conseguiam se equilibrar porque tinham feito aposentadoria privada e, felizmente, alguns poucos estavam bem porque se tornaram escritores.

Ao fim do processo de coaching ele chegara à conclusão de que investiria na carreira de escritor.

A maioria não tem todo esse interesse e talento para descobrir como pessoas com profissão semelhante terminaram suas vidas.

Por isso que já mencionei sobre a importância de o executivo ter um plano de vida no artigo:

“O Sucesso da Carreira depende de Seu Plano de Vida”.

Mas, temos de encarar a dura realidade que o mais comum é o plano enfrentar sérias dificuldades no final.

Sendo assim, pesquisar como é o fim da carreira e da vida de pessoas de sua área de atuação pode lhe dar idéias importantes para você tomar decisões.

Afinal, se pretende, por exemplo, viver até os 90 anos, é provável que sua carreira termine bem antes disso, principalmente se for empregado.

EM QUAL FASE DA CARREIRA O SUCESSO É MAIOR

A maioria dos profissionais enfrenta problemas no fim da carreira porque toma decisões quando jovem que restringem suas alternativas com o passar do tempo.

E o sucesso depende de você ter alternativas quando os problemas acontecerem.

É evidente que um indivíduo que ganha muito, logo no começo da carreira, pode chegar à conclusão de que é muito fácil ter dinheiro. É só trabalhar.

Entretanto, uma vez, contratei um fotógrafo, já com seus quase 70 anos, muito experiente e falante, mas que não escondia a antiguidade de seus equipamentos e a precariedade de seu carro.

Ele dizia que, muito moço, na década de 1970, trabalhava para um grande jornal impresso de muito prestígio e que, quando Roberto Carlos fazia um show, no Rio de Janeiro, por exemplo, ele era contratado para ir de avião até a cidade, onde, no Canecão, tirava as fotos do rei – epa! os jovens ainda sabem que chamamos Roberto Carlos de rei? – enfim, e retornava a São Paulo para revelar a foto à noite e entregá-la de madrugada ao jornal.

Segundo ele, recebia para isso o equivalente, hoje, a R$ 25.000,00.

Para ele, era comum passar os finais de semana em Punta del Este e frequentar lugares cheios de celebridades.

Mas, com o passar dos anos, a fotografia digital e os celulares fizeram sua carreira ruir lentamente.

Hoje, sua preocupação é ter saúde para conseguir alguns trabalhos e mudar-se para o interior com um custo de vida irrisório que possa ser suportado por ele e sua esposa – que também trabalha.

Sua história apenas mostra que sempre foi muito difícil fazer jovens se interessarem pelos ciclos, sejam eles econômicos ou de vida.

Mas, são eles que determinam que você deve compreender a economia, as decisões políticas que a afetam e como isso irá influenciar decisivamente sua carreira e vida – dica: olhe o que acontece com os executivos de nossos países vizinhos.

Por este motivo, seja qual for sua profissão, aprenda a investir pois, ao fazê-lo, necessariamente aprenderá a lidar com cenários, atuais e futuros.

OS PERIGOS ECONÔMICOS PARA A CARREIRA

No alt text provided for this image

Um dos temas mais importantes para a liderança, seja ela executiva e empresarial, ou da própria carreira, é que ela deve levar em conta o contexto.

Ele é criado por ciclos formados por fases de expansão e de contração econômica, além de momentos de grande ruptura – as crises financeiras internacionais.

Como esses ciclos são muito longos, as pessoas em geral não os percebem e tomam decisões baseadas em fases da economia que estão terminando.

Por exemplo: de tempos em tempos eu ouço, ao fim de uma fase de expansão em um determinado mercado, executivos do setor dizerem:

– Nossa meta é dobrar de tamanho em cinco anos.

Quando lhes pergunto com chegaram a esse plano, respondem que foi o que aconteceu nos anos anteriores.

As mesmas decisões tomam para sua carreira, isto é, imaginam que ela seguirá com céu de brigadeiro até o destino final.

Mas, se um avião pode enfrentar turbulências inesperadas em uma viagem de 3 horas, imagine o que você pode ter de encarar em uma vida de até 90 anos?

O CONTEXTO

O cenário econômico atual está se deteriorando no mundo e indo muito bem no Brasil. Essa equação, portanto, não é fácil para os investimentos e a carreira.

Mas, por isso mesmo que você precisa se interessar sobre o tema, porque serão seus investimentos que segurarão seu padrão de vida após sua aposentadoria.

Se não aprender a fazê-los, terá problemas.

Saber articular temas econômicos e políticos faz com que você enfrente crises financeiras que, se previstas e compreendidas em profundidade, podem ser oportunidades, seja de ganhar dinheiro, seja de mudar de área de atuação.

Quando você não faz isso, é como se andasse por um mundo de trens invisíveis e que te atropelam de tempos em tempos porque você não é capaz de vê-los e fica de bobeira passeando sobre seus trilhos.

E mesmo que você entenda dessas questões, saiba que é comum enfrentar momentos de grande dificuldade.

Mas, é por isso mesmo que a bíblia nos conta a parábola das vacas magras que comem as vacas gordas. Ou seja, prepare-se para os anos ruins sendo prudente nos anos bons.

Ao contrário do que a maioria imagina, não é o dinheiro que irá resolver seus problemas, mas a sua imaginação. Neste caso, sua capacidade de refletir sobre os cenários futuros possíveis e quais alternativas deve criar para superá-los.

São essas alternativas que colocarão dinheiro em sua carteira, viagens em sua agenda e comida em seu prato.

E, é claro, alegria em sua vida.

Conte comigo no que precisar para auxiliá-lo a isso.

Vamos em frente!

Silvio Celestino

Sócio-diretor da Alliance Coaching

No alt text provided for this image

www.silviocelestino.com.br

silvio.celestino@alliancecoaching.com.br