O papel do RH contra os ataques cibernéticos

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O papel do RH contra os ataques cibernéticos

Post publicado originalmente em minha newsletter do LinkedIn: https://www.linkedin.com/pulse/o-papel-do-rh-contra-os-ataques-cibern%C3%A9ticos-silvio-celestino/


 

Assim como a JBS, Colonial Pipeline, Laboratório Fleury, Accenture e, neste momento, Lojas Renner (1), um grande problema que as empresas enfrentam é o ataque cibernético a seus sistemas. A partir dele, hackers podem impedir o acesso da companhia a seus dados e causar sérios danos às operações da empresa.

CYBER PANDEMIA

Estes ataques tendem a se acentuar exponencialmente a ponto de alguns os chamarem de “cyber pandemia” – como alertou o evento cyber polygono do Fórum Econômico Mundial (2).

Se isto acontecer será um período de muita desordem, incerteza e insegurança nas empresas e em certos setores da economia. Motivo de preocupação e noites mal dormidas para os principais executivos das organizações.

A causa disso é que os diretores estão focando o problema somente em tecnologia e não como uma questão estratégica abrangente e que abarca todos os departamentos e funções da empresa, especialmente o RH e o desenvolvimento das lideranças.

É fato que, tecnicamente, a responsabilidade de resolver o problema de um ataque cibernético é do departamento de Tecnologia da Informação.

O PROBLEMA NÃO É SÓ DE TI

Entretanto, observe a mensagem abaixo:

Ela é literalmente uma propaganda de um hacker que oferece uma recompensa ao funcionário que souber a senha de acesso aos servidores da empresa.

É aqui que o RH entra.

O PAPEL FUNDAMENTAL DO RH

Imagine o seguinte: uma empresa toma uma decisão que gera descontentamento nas pessoas. Por exemplo, obriga a todos seus funcionários a ser vacinados.

Esta decisão, que tem a preocupação com a saúde dos colaboradores, conflita com o direito constitucional deles de não submeter seu corpo a um tratamento.

Portanto, a comunicação de uma decisão tão grave quanto essa deve ser feita por líderes e gestores com grande habilidade para lidar com rejeições, domínio emocional e capacidade de convencimento.

Se eles falharem, a frustração de um único funcionário pode fazer com que ele sucumba à oferta do hacker acima.

O QUE O RH PODE FAZER

Como mencionei, é evidente que a solução recairá sobre o departamento de TI, mas não há tecnologia que resolva decisões impensadas e funcionários insatisfeitos.

Portanto, o RH tem um papel fundamental e que engloba os seguintes passos:

1 – Alertar aos principais executivos das consequências de suas decisões no moral das pessoas.

2 – Se uma decisão difícil tem de ser tomada, prepará-los adequadamente para a comunicação de maneira a minimizar os impactos negativos no clima organizacional e a gerir potenciais conflitos.

3 – Desenvolver continuamente a liderança para que ela seja inspiradora e capaz de atrair, não apenas os melhores profissionais do mercado, mas aqueles com caráter e moral elevada. Pois são os mais imunes a ações como a sugerida pelo hacker.

4 – Promover uma cultura de pertencimento e engajamento para que as pessoas se sintam acolhidas e responsáveis por alertar a empresa sobre os flancos a partir dos quais um ataque cibernético pode ocorrer.

Ninguém se sente pertencendo e responsável em uma estrutura com decisões do tipo top down, goela abaixo, onde a humanização é apenas um conceito genérico e as emoções nunca são levadas em conta. Ainda mais em um momento no qual as pessoas estão fragilizadas, com problemas emocionais devido aos lockdows, perda de pessoas queridas e isolamento.

Todos os líderes têm de ter consciência de que o flanco mais exposto é o dos funcionários insatisfeitos. Isto significa saber que, a insatisfação deles não ocorre de maneira genérica, mas, com frequência, em relação a seus líderes.

Por mais resistentes que os principais executivos da empresa sejam ao aperfeiçoamento e desenvolvimento de suas competências de liderança, é papel do RH insistir neste desenvolvimento e oferecê-lo no mais alto nível possível: para prepará-los estrategicamente e conscientizá-los das consequências de cada uma de suas decisões.

O futuro será de grandes desafios para todos os executivos. Mas, se tiverem uma boa visão de como ele será e forem preparados para enfrentá-lo, poderão fazê-lo com conhecimento e maestria.

Conte comigo no que puder contribuir com você e no desenvolvimento de seus executivos.

Vamos em frente!

Silvio Celestino

Sócio-diretor da Alliance Coaching

silvio.celestino@alliancecoaching.com.br

WhatsApp (11) 98259-8536

https://www.silviocelestino.com.br

(1)   https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-06-04/hackers-breached-colonial-pipeline-using-compromised-password

https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/06/09/jbs-diz-que-pagou-11-milhoes-em-resposta-a-ataque-hacker-em-operacoes-nos-eua.ghtml

https://www.cnnbrasil.com.br/business/accenture-sofre-ataque-cibernetico-de-ransomware/

https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2021/08/19/site-das-lojas-renner-sai-do-ar-apos-ataque-hacker.ghtml

https://veja.abril.com.br/blog/radar-economico/grupo-hacker-reivindica-ataque-aos-laboratorios-fleury/

(2)   https://cyberpolygon.com/