A CORAGEM FOMENTA DECISÕES CORRETAS

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A CORAGEM FOMENTA DECISÕES CORRETAS

Áudio: O EXECUTIVO


Quantas vezes você já tomou uma decisão e depois descobriu que não sabia de dados relevantes e que teriam mudado totalmente sua escolha?

Nas últimas semanas escrevi sobre a importância de confiar nos números que chegam a você para decidir.

Mencionei que os números de desemprego nos Estados Unidos estavam aumentando.

Nesta semana o “Departamento de Estatísticas do Trabalho”, dos EUA, em sua “revisão” informou que, nos 12 meses até março, o país criou 818.000 vagas de trabalho a menos do que o reportado. Ou seja, o departamento cometeu um erro importante.

Por isso, foi preciso todo esse cuidado com a escolha das palavras para reportar o ocorrido pois este erro que fez o presidente do FED – Banco Central Americano – estar atrasado na redução das taxas de juros, e as consequências podem ser desastrosas para a economia global.

O que isso tem a ver com o mundo executivo além de mostrar uma contração econômica, isso nos faz refletir sobre a importância de escolhermos bem as pessoas do nosso time.

CONFIANÇA ACIMA DE TUDO

As pessoas devem ser confiáveis.

Quando você diz que confia em alguém, significa, entre muitos aspectos, um que é fundamental: que você confia nos números que este profissional informa!

O que nos faz considerar uma questão importante ao trabalhar com alguém: essa pessoa possui o caráter necessário para reportar quando algo não vai bem ou quando comete um erro?

Afinal, quando dejetos atingem o ventilador, é fundamental que alguém o alerte a respeito para você que possa agir o mais rápido possível.

Portanto, antes de investir no desenvolvimento dos líderes da empresa, é importante se questionar se eles são treináveis.

QUEM PODE SER TREINADO?

As pessoas treináveis possuem três qualidades:

Primeiro, se responsabilizam pelo resultado. Mesmo quando erram assumem  responsabilidade, corrigem o que podem e pedem ajuda para solucionar problemas além de suas capacidades.

Elas pedem desculpas.

Em segundo lugar se preocupam com sua saúde física e mental para ter lucidez ao trabalhar. Isso as ajuda a ter clareza e energia para resolver problemas, principalmente os que elas mesmas criaram.

E, finalmente, são capazes de reportar com fidelidade os acontecimentos, mesmo que lhes sejam desfavoráveis.

Isto me faz lembrar do filme “Maré Vermelha”, no qual Denzel Washington e Gene Hackman, são respectivamente o primeiro-oficial – Ron Hunter –  e o comandante – Frank Ramsey – de um submarino nuclear que recebe uma ordem truncada para o disparo de mísseis nucleares.

Ambos parecem certos em suas interpretações da ordem, mas um chega à conclusão de que o disparo não deve ser feito e o outro que sim.

Eles lutam obstinadamente para fazer valer suas perspectivas causando um caos à bordo de um submarino nuclear – imagine!

Ao final, Frank, o comandante da embarcação, é chamado para depor frente à corte naval para relatar os acontecimentos. Então, Ron é chamado, esperando ser ouvido para dizer sua versão dos fatos. Entretanto, o juiz diz que vai proclamar a sua decisão.

Ron Hunter protesta afirmando que deveria ser ouvido primeiro antes do juiz decidir, no que este lhe responde:

– Eu conheço o comandante Frank Ramsey há 30 anos. Se ele mentiu essa terá sido a primeira vez.

E profere sua decisão com clareza total dos fatos e que era completamente favorável à Ron Hunter e, consequentemente revelava que Frank, com a coragem e a força do seu bom caráter, dissera a verdade mesmo totalmente desfavorável.

Você precisa de muitos Franks em sua equipe.

Para confiar nos relatórios que estão a sua frente, primeiro escolha bem sua equipe.

Você sabe como fazê-lo?

Esta é uma competência fundamental de todo executivo. Se você selecionar bem, poderá desenvolver, avaliar e corrigir profissionais rumo à excelência.

Eles precisam ser confiáveis e ter ter ombros fortes o bastante para assumir cada vez mais responsabilidades.

Assim a empresa cresce e torna-se capaz de enfrentar tormentas com uma tripulação bem formada e confiável.

Conte comigo para isso e vamos em frente!

 

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Silvio Celestino

Sócio-diretor da Alliance Coaching

Autor do livro: O LÍDER TRANSFORMADOR, como transformar pessoas em líderes

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