FAÇA A PAZ COM O SUCESSO

By in
FAÇA A PAZ COM O SUCESSO

Como ter sucesso?

Essa pergunta parece assolar as pessoas que vêem suas vidas passarem e se questionam cada vez mais se conseguirão chegar lá, antes que acabe.

Entretanto, como sempre explico a meus clientes, você terá uma resposta mais verdadeira a essa pergunta se a formular do seguinte modo:

O que você deve considerar para ter sucesso?

Neste sentido, a primeira coisa que deve responder é: o que é o sucesso para você?

Afinal, esta é uma palavra que tem significados diferentes para pessoas diferentes.

Embora a santificação seja o sucesso máximo e absoluto que um ser humano pode obter, já que diz respeito a onde passará a eternidade, a mudança do eixo de atenção do divino para o homem a partir do século XVI, fez baixar o alvo e as pessoas hoje miram algo mais próximo, material e temporal.

Embora efêmera, a conquista de um estilo ou padrão de vida e uma posição social é vista como um sucesso desejável e atingível, por mais árdua e menos transportável para a eternidade que seja.

Os mais práticos desejam obter, usufruir e deixar uma riqueza temporal para a posteridade principalmente para sua família.

E, é claro, há os que desejam somente sobreviver e ter uma vida digna dentro de suas condições financeiras e ensinar o mesmo a seus filhos.

Em suma, o primeiro passo é definir o que é o sucesso para você.

NO BRASIL É DIFERENTE

Curiosamente, no Brasil, o segundo passo é a ação direta em busca do sucesso. A pessoa arregaça as mangas e parte para o trabalho prático de obter dinheiro e realizar o que deseja.

Este já é, por si só, um dos principais motivos do fracasso.
Afinal, o passo seguinte deveria ser você ficar mais inteligente para ser capaz de resolver os problemas inerentes à busca do que deseja.

Não é difícil observar que nossas escolas fazem o oposto já que em testes internacionais, as crianças brasileiras, até os 12 anos, possuem inteligência semelhante a seus congêneres de outros países.

Após passar pelo processo educacional, o nível de inteligência declina a ponto de algumas pesquisas darem conta de que boa parte da população brasileira sofre de demência moderada.

Portanto, o segundo passo é fugir da educação tradicional e buscar orientação do que ler e aprender fora das escolas e universidades.

Mas, não dá para pular esse passo, você precisa ficar mais inteligente para resolver seus problemas.

E esse é um passo que a maioria se recusa a fazer.

Quando os três reis magos apresentam os presentes a Jesus, um deles traz o ouro, representando o poder temporal, outro o incenso, representando o poder sacerdotal, e o terceiro traz a mirra, representando o poder sapiencial.

Por que a mirra? Porque é uma planta amarga e representa a dificuldade de se adquirir o conhecimento pelo esforço constante e persistente da leitura, da reflexão, de conseguir orientação para obter a verdade que se deseja sobre um tema.

Esse passo deverá acompanhar a busca pelo sucesso por toda a vida: a aquisição de cada vez mais conhecimento a respeito do que se deseja.

A AÇÃO

Agir de forma consciente e com conhecimento é o passo seguinte.

Você precisa ter uma idéia, um plano, uma direção que deseja seguir. Para este passo não faltam métodos, cursos e pessoas capazes de orientá-lo no que deseja. Mas, escolha com sabedoria, pois a promessa de sucesso é o produto mais vendável que encontrará nas prateleiras. A maioria, falsa.

OS OBSTÁCULOS

Entretanto, uma grande verdade a respeito do sucesso é que ele não é para todos. Até porque não há espaço ou demanda no mundo para todos que desejam ser algo.

Entre muitas estatísticas, lembro de ver um número sobre jogadores de basquete profissionais nos Estados Unidos ser de cerca de 30.000. E a NBA comporta somente 450.

Ou, seja, a maioria esmagadora dos jogadores faz algo diferente para ter renda.

E assim é para grande parte das pessoas. Você provavelmente terá de fazer algo diferente do que deseja para ter renda até ter sua chance e não há demérito algum nisso. É assim a vida daqueles que desejam chegar lá.

No Brasil, infelizmente as pessoas se sentem envergonhadas de serem pobres e esquecem que não há demérito algum nisso. O problema é você ser pobre e achar que isso é um impedimento para você ter um caráter decente e ser digno.

IDEM VELLE IDEM NOLLE

Portanto, aqui existe uma decisão difícil a se tomar: aproximar-se das pessoas que desejam o mesmo que você e, consequentemente, afastar-se daquelas que não desejam.

Este critério deveria permear sua vida para escolha de suas amizades.

Em função de uma cultura que odeia o conhecimento e o sucesso alheio, se você não escolher bem as pessoas ao seu redor, ouvirá somente críticas, desencorajamento e alertas que, em vez de incentivá-lo, colocarão medo em sua busca. Ou lhe ofertarão um caminho fácil, normalmente permeado de ilicitudes, ou, pior, de coisas que não farão mal à sua alma.

É PELA MINHA FAMÍLIA

Um outro problema é que a busca pelo sucesso em nossa cultura é um tanto solitária. Afinal, as pessoas acham que é natural você buscar o que deseja sozinho e conquistar para si e sua família.

Entretanto, se todos estão pensando somente em si e suas famílias, quem está pensando no prédio em que mora, na cidade, no Estado e no país?

Portanto, estamos na posição diametralmente oposta do que explica Santo Agostinho sobre os fundamentos da sociedade humana: o amor ao próximo.

Uma das dificuldades maiores de se conquistar o sucesso por aqui está no fato de que você literalmente terá de percorrer uma estrada solitária por um bom tempo. E ter cautela com aqueles que querem te puxar para baixo ao menor degrau que você sobe.

Mas, se é verdade que somos oriundos de uma cultura, também somos agentes de sua transformação.

Busque ajuda para seus intentos e não se preocupe com a quantidade de portas fechadas que encontrar pelo caminho.

Ao longo do tempo, conforme conquistar o que deseja, faça o oposto, isto é, dentro de suas possibilidades, ajude àqueles que são honestos e decentes em sua busca pelo sucesso. Ofereça-lhes um conhecimento, uma idéia, uma esperança a mais para seguirem sua jornada.

A maioria acha que a ajuda financeira é tudo, mas o que é mais escasso no mundo hoje é conhecimento relevante para as pessoas – sobram entretenimentos e idéias fúteis.

Portanto, se descobriu algo verdadeiro e que pode ajudar, compartilhe, você contribuirá para um país muito melhor se o fizer.

E não consigo imaginar sucesso maior do que ajudar as pessoas a entenderem a complexidade do mundo em que vivem e acharem seu caminho de boa fortuna em meio a uma confusão que se instala de maneira cada vez mais profunda na sociedade.

Conte comigo para isso e vamos em frente!

Silvio Celestino

Sócio-diretor da Alliance Coaching

silvio.celestino@alliancecoaching.com.br

***

Se você ainda não assistiu ao episódio 29 do podcast O EXECUTIVO, clique no link abaixo.

Nele faço uma conferência sobre a gestão do tempo.

É muito comum ver executivos com problemas de excesso de trabalho e não conseguirem dar conta por falta de organização da agenda.

Também ocorre a dificuldade de dizer não para reuniões solicitadas simultaneamente.

As interrupções também são um grande desafio. E, por último, a adversidade provocada por imprevistos frequentes.

Você conhecerá a melhor prática para organizar o tempo e ter uma agenda produtiva e realizável.

Meus insights a respeito, no link abaixo.

Você é muito bem-vindo!