Curso online: O Líder Transformador | Você quer ser promovido?

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Curso online: O Líder Transformador | Você quer ser promovido?

Você quer se transformar em um líder?

Após 17 anos treinando gerentes, diretores e presidentes de empresas, meu olhar fica mais preocupado ao encontrar aqueles que desejam chegar a esses cargos.

Por vezes, vejo engenheiros que são sinceros e muito diretos ao comunicarem sua meta de se tornarem gerentes de engenharia. Entretanto, nem sempre essa sinceridade é vista como algo desejável em todos os momentos em um cargo de gestão.

Já o vendedor na loja de sapatos é atento, muito rápido e conhecedor de cada detalhe do produto que vende na esperança de ser percebido o quanto antes como aquele que deve assumir a gerência da loja. Mas, não percebe que precisa entender de pessoas, mais do que de produtos, para geri-las.

E essas mesmas pessoas interessadas em ser gerentes encontro em empresas de consultoria, bancos, redes de restaurantes, concessionárias de veículos, entre tantas outras.

Mas, também noto que raríssimas delas sabem que caminho seguir para serem promovidas à gerência.  Se é que existe, de fato, um caminho único.

Erroneamente, a solução do problema, em geral, é explicada de maneira simplificada na capacidade de networking do indivíduo e de trabalhar arduamente, além de, é claro, perseverar. Não que esses elementos não sejam relevantes, mas não há networking que resolva a inabilidade de comunicação do candidato ao cargo de gestão, ou perseverança que encubra a deficiência em dar feedback, ou ainda, trabalho duro que disfarce a incapacidade de atingir resultados duradouros. Ser líder é um desafio muito mais complexo que isso.

É claro que muitos desanimam no caminho, afinal, todas essas dicas colocadas em prática por anos a fio, sem que a promoção aconteça, são desgastantes.

A solução passa pela experiência real de auxiliar pessoas a se transformarem em líderes. Ao longo desses anos treinando gestores dentro das empresas, foi possível colecionar um conjunto de problemas que a maioria deles enfrenta e, principalmente, suas respectivas soluções.  A partir delas é que foi possível criar um caminho mais seguro a ser percorrido por aqueles que desejam chegar lá.

Essas observações, iniciadas em processos de coachings executivos individuais, foram transformadas em um workshop cujo conteúdo foi paulatinamente refinado pelas perguntas de seus participantes. Esse trabalho refinado foi transformado primeiro em um livro e, agora, em um curso online.

Neste curso você aprenderá a liderar por meio de 7 passos:

1 – Ter um líder de referência para construir uma base segura para sua liderança

2 – Saber transformar os problemas em perguntas reais que, uma vez respondidas ,resolvem os problemas que você enfrenta na liderança

3 – Compreender o complexo cenário no qual a liderança é exercida e como levá-lo em conta para minimizar o uso de energia para atingir os objetivos

4 – Saber a essência da liderança para ser um líder em todos os momentos, principalmente nos mais críticos

5 – Conhecer e exercitar as competências fundamentais de um líder: comunicação, delegação, follow-up, feedaback, motivação de pessoas e gestão de agenda

6 – Liderar em acordo com o contexto no qual se encontrar para ser bem-sucedido

7 – Transformar a empresa em uma comunidade capaz de gerar resultados duradouros

 

São esses passos que são cobertos, com riqueza de detalhes e exercícios no curso online “O Líder Transformador, como transformar pessoas em líderes”.

Ele está organizado em 3 módulos e o conteúdo deles é o seguinte:

 

Ementa do curso:

Módulo 1: O preparo do líder

Introdução: Orientações de como tirar o máximo proveito do curso

Aula 1: O Líder de referência – a consciência para a prática e o desenvolvimento da liderança de sucesso inicia-se com a inspiração proporcionada por um líder que admiramos. Falaremos sobre as razões que fazem a adoção de um modelo servir como base para o desenvolvimento da liderança bem-sucedida.

Aula 2: Perguntas reais – o bom líder é capaz de resolver problemas complexos. Para que isso ocorra, deve ser mestre em transformar esses problemas em perguntas reais que, uma vez respondidas, resolvem os problemas. Uma habilidade fundamental para um líder de alto nível.

Aula 3: O contexto da liderança – as maiores dificuldades são enfrentadas pelos líderes por ignorar o contexto no qual a liderança é exercida. Falaremos em detalhes sobre este cenário e como lidar com ele. O desafio para os líderes é: serem capazes de reconhecê-lo, especialmente seus aspectos intangíveis. O líder de origem técnica e operacional, por exemplo, ignora este e outros aspectos humanos, por imaginar que são conhecimentos irrelevantes para atingirem resultados. Todavia, sem este reconhecimento o exercício da liderança torna-se complexo, compromete o resultado e exige um gasto excessivo de energia e tempo. Um líder deve ser capaz de conhecer as forças que agem sobre o mundo, o país, os mercados, a empresa e as pessoas. E acompanhar seu movimentos de maneira a prevenir possíveis danos aos resultados da companhia e aproveitar oportunidades para ser bem-sucedido.

Aula 4: A essência da liderança – se, no exercício da liderança, a situação evoluir para uma complexidade muito alta, então o líder deve ser capaz de retornar à essência da liderança para dominar as ações em acordo com os eventos. Deste modo, conhecer e exercitar a essência da liderança oferece ao profissional um caminho claro a seguir para vencer, mesmo nos momentos de crise.

 

Módulo 2: A ação do líder – A liderança é construída paulatinamente pelo exercício de competências. Exercitaremos um grupo de competências-chave que serão analisadas e colocadas no contexto da Empresa. As competências para estudo e desenvolvimento de ações práticas de liderança são: comunicação, delegação, follow-up, feedback, motivação e gestão de agenda.

Aula 5: Comunicação e propósito – comunicação é a competência primordial da liderança. Seja qual for a situação, o líder deve manter a comunicação fluindo em todos os instantes. Caso seja interrompida ou sua qualidade muito baixa a liderança ficará prejudicada e os propósitos da empresa comprometidos. A liderança deve ser exercida para cumprir os propósitos da organização e assegurar o alinhamento de todos para com eles. Os propósitos devem ser abrangentes e completos. Exemplo: produzir dentro do custo previsto, no prazo, com qualidade e observando-se as normas de segurança e preservação ambiental. Por esta razão, os propósitos devem estar presentes de forma constante e consistente na comunicação, orientando as atitudes dos líderes, seus times e terceiros.  Ela é a base para o desenvolvimento dos subordinados no direcionamento de suas ações para que os objetivos da empresa sejam atingidos.

Aula 6 – objetivos, alternativas e critérios – saber a diferença entre propósito e objetivo é fundamental para ser um líder de sucesso. Nesta aula esclareceremos em detalhes essa diferença e como definir um objetivo de modo prático e claro. Também falaremos sobre quais elementos devem compor uma alternativa de ação completa e, principalmente, que critérios utilizar para definir a alternativa vencedora.

Aula 7 – Delegação – Os líderes consideram, em geral, que a delegação é uma ação a ser realizada uma única vez. Nela, a tarefa deve ser transferida para um profissional de forma a liberar tempo na agenda do líder para questões estratégicas. Entretanto, essa visão simplificada desta competência normalmente ocasiona tarefas realizadas de forma inapropriada, sobrecarga para o líder, atrasos e todo tipo de adversidades. Sem falar no estresse do relacionamento entre líder e subordinados por ambos não se entenderem a respeito dos propósitos e de como uma tarefa deve ser feita. Apresentaremos uma forma pragmática e organizada de se fazer a delegação. Falaremos sobre critérios, organização do processo e como usá-lo no desenvolvimento de subordinados e de sucessores de modo a gerar confiança no time.

Aula 8 – Follow-up – O follow-up efetivo deve ser programado e sincronizado para prover a evolução das ações em busca de um resultado. Mostraremos o passo a passo de como fazê-lo, com especial preocupação com a administração do tempo e a fim de termos performance na gestão.

Aula 9 – Feedback – é a competência de liderança da qual executivos mais fogem. Às vezes pela possibilidade de causarem constrangimentos a seus subordinados ou a si mesmos quando têm de corrigir alguém cujo comportamento não cumpre os propósitos da empresa. Em outros momentos por não se sentirem confortáveis em elogiar membros do time que fizeram um bom trabalho. Abordaremos um exercício passo a passo de como fazer o feedback minimizando ambas situações e permitindo que a prática de orientações a todos os membros do time se torne um hábito que eleve o clima organizacional ao mesmo tempo que aprimora o desempenho da equipe.

Aula 10 – Motivação – esta é a competência mais complexa de se desenvolver e implementar na organização. Demonstraremos uma fórmula básica que esclarece todos os elementos que compõem a motivação humana e apresentaremos sugestões de ações que podem despertá-la em todo momento.

Aula 11 – Gestão de agenda – um líder que não sabe como criar, gerir e realizar uma agenda terá muitas dificuldades para manter as pessoas e as operações em linha com os planos estratégicos. Neste tópico esclareceremos quais são as melhores práticas para se montar e gerir uma agenda produtiva de ações com o ritmo necessário para se obter os resultados esperados para a empresa.

 

Módulo 3: O objetivo final do líder

Aula 12 – Estilos de liderança – o que define como o líder deve se comportar é o contexto e não a sua preferência. Apesar de cada indivíduo ter um estilo preferido de liderança, todos devem conhecer e exercitar os diversos estilos para que possam utilizá-los nos momentos apropriados. Desenvolveremos os estilos: coercivo, agregador, democrático, mobilizador, marca-passo e coach.

Aula 13 – Estratégia – mesmo um líder iniciante deve ser capaz de compreender a estratégia da empresa. Ela deve ser decomposta em áreas de atuação da empresa e cada líder deve saber qual parte da estratégia lhe cabe. Apresentaremos uma maneira pragmática de visualizar e operacionalizar a estratégia da companhia de maneira ao líder ter clareza de sua atuação e responsabilidade por ela.

Aula 14 – Resultados duradouros – o líder deve ser capaz de criar uma comunidade formada pelos empregados, clientes e fornecedores da empresa com os mesmos propósitos, crenças e valores. É essa comunidade, trabalhando em conjunto e sob a batuta do líder que deve ser desenvolvida para que a empresa gere resultados duradouros e o líder seja bem-sucedido.

Aula 15 – Conclusão – apanhado geral do curso, como utilizá-lo para ser um líder de sucesso e como dar prosseguimento ao seu desenvolvimento.

Duração: 4h15m de exposição.

Valor: R$ 790,00 – que podem ser parcelados em até 12x.

O importante neste curso é que o aluno tenha um caminho que lhe dê segurança de que está adquirindo o conhecimento requerido para que ele seja um líder capaz de gerir pessoas e gerar resultados duradouros.

E que esta formação o transforme em um líder classe internacional, apto a iniciar sua carreira de gestor com solidez e competência. Condições indispensáveis para que seja um líder de sucesso!

Vamos em frente!

Para inscrever-se no curso, click neste link: quero ser um líder transformador

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