A ADVERSIDADE É UMA OCASIÃO DE AUTO-DESENVOLVIMENTO

By in
A ADVERSIDADE É UMA OCASIÃO DE AUTO-DESENVOLVIMENTO

Para ler este texto, clique aqui: Podcast O EXECUTIVO


Uma executiva me contou sobre a experiência de dar mentoria a uma coordenadora de recursos humanos que reclamava do corte de orçamento para suas ações, mas era incapaz de explicar como essas ações gerariam valor para a companhia que se encontra em profundo declínio de vendas.

A coordenadora queria sair porque a empresa não estava ajudando o desenvolvimento de sua carreira.

COMPREENDER O CONTEXTO É CRÍTICO

Não há nada de errado em se buscar o desenvolvimento da carreira. Muito menos em se lamentar a respeito da adversidade que é a redução de orçamentos para se implementar projetos que podem alavancá-la.

Entretanto, não perceber que a empresa e o mercado no qual atua estão em uma fase de declínio pode fazê-lo tomar decisões impensadas.

Por exemplo, pedir demissão sem ter nada em vista.

É claro que, por vezes, a pressão no trabalho é tão grande que continuar na empresa pode ser mais arriscado para sua saúde do que sair e correr o risco de ficar sem renda.

Mas, em condições normais, o melhor é ter prudência e avaliar o mercado pois você pode não ter reservas suficientes para aguentar até 18 meses sem renda, que é aproximadamente o que demora uma recolocação em momentos de crise.

Independentemente disso, não compreender o contexto da empresa e como seu trabalho agrega valor a ela é uma deficiência importante a ser sanada.

Você sempre deve ser capaz de explicar seus projetos e idéias em termos de aumento de receita, redução de custo ou melhoria mensurável de algum processo, produto ou serviço. Principalmente se deseja tornar-se um executivo de alto nível pois essas são as três formas de você contribuir objetivamente com o resultado da empresa.

CRIATIVIDADE E CARREIRA

Se é difícil receber a notícia de que haverá uma redução de orçamento de seu setor, é mais difícil ainda ter maturidade, conhecimento e criatividade de onde estão as oportunidades para contribuir com a companhia.

Em alguns casos, a única contribuição possível é não criar problemas, ser perseverante e aceitar o momento fazendo o que é seu dever, como mencionei no artigo anterior, e manter a energia e o moral elevado. Afinal, nessas situações você precisa de ambos e saber como gerá-los nesse contexto é uma arte para poucos.

O QUE GERA TENSÃO NA CARREIRA

Também é esclarecedor enxergar a tensão existente entre nossa carreira, a empresa, o mercado e o país.

Nossa carreira se desenvolve dentro de uma empresa, que atua em um mercado existente em um ou mais países. Se qualquer um desses fatores entrar em crise, teremos problemas.

Por exemplo, as decisões de seu chefe, do governo ou a capacidade de influência de idéias da ONU ou do Fórum Econômico Mundial na sua empresa formam uma rede de interferências complexas na sua carreira.

Você deve fazer um esforço genuíno para acompanhá-las, entender como favorecem ou prejudicam o desenvolvimento de sua carreira e agir de acordo.

Mas, acima de tudo, é importante perceber que não importa de onde vem a adversidade, ela sempre traz consigo uma ocasião de auto-desenvolvimento, desde que você saiba aceitá-la e não lute contra a realidade.

Procure absorver as circunstâncias e aprimorar-se antes de agir.

E, é claro, quando julgar necessário, seja humilde o suficiente para solicitar ajuda. Afinal, você não é obrigado a saber como resolver tudo sozinho.

Conte comigo para isso e vamos em frente!

No alt text provided for this image

Silvio Celestino

Sócio-diretor da Alliance Coaching

www.silviocelestino.com.br

silvio.celestino@alliancecoaching.com.br