SUA CARREIRA É SEU MAIOR INVESTIMENTO PARA A APOSENTADORIA

By in
SUA CARREIRA É SEU MAIOR INVESTIMENTO PARA A APOSENTADORIA

Para ouvir este texto, clique aqui: Podcast O EXECUTIVO

Conecte-se comigo em outras redes:

TIKTOK

SPOTIFY


Como será a sua aposentadoria?

O perfil do Faria Lima Elevator no Instagram publicou uma síntese dos planos das pessoas para a aposentadoria.

O resultado é bastante preocupante porque revela que metade pretende viver do INSS, 14% não sabe, e 1%, da família. Ou seja, cerca de 65% da população admite que não terá controle algum sobre a própria aposentadoria.

Não que o segundo grupo esteja em uma condição tão favorável assim.

Afinal, algumas perguntas surgem para ele.

Para os 17% que pretendem continuar trabalhando, as questões é: como vão assegurar a empregabilidade e que seu físico e mente estarão em condições de mantê-los atrativos em um mercado que sofre com o etarismo?

Para os 10% que viverão de aplicação financeira e os 3% de aposentadoria privada, a dúvida é como assegurar que a classe de ativos financeiros continuará em expansão suficiente para ganhar da inflação e minimizar os riscos de eventuais perdas pois não terão tempo para se recuperarem?

O cenário mostra que a maioria não pensa no que acontecerá consigo mesma quando o futuro chegar – e olha que isso é para quem tiver a sorte de chegar aos 65 anos e além.

NECESSIDADES

O fato é que a necessidade número um de quem chega à aposentadoria é ter condições de ao menos sobreviver e, se possível, viver dignamente.

DESEJOS

Evidentemente que o desejo das pessoas não se resume a isso, mas a manter e, se possível, estar além do padrão de vida atual quando a aposentadoria chegar.

MEDO

Além do medo de não chegar lá, ou chegar sem saúde, o maior receio é ter uma queda brutal do padrão de vida para poder sobreviver na aposentadoria.

SONHOS

Claro que o sonho mesmo é que ela traga mais do que uma vida sem trabalho, mas a felicidade de usufruir os últimos anos dela com quem se ama, poder escolher o que fazer, como viajar ou morar em um outro lugar, ou simplesmente curtir a vida onde está hoje, mas sem o estresse das obrigações do trabalho.

MÁS EXPERIÊNCIAS

Entretanto, é difícil não nos sentirmos preocupados em não repetir eventuais erros de nossos pais sobre o tema.

Lembro-me de uma entrevista do Michael Caine – ator americano – no qual ele falava dos últimos dias de vida de seu pai. Ele descrevia com um misto de resignação, tristeza e repulsa do fato de que seu pai morrera com um único patrimônio que era um rádio antigo que ouvia regularmente.

Caine dizia a si mesmo que não morreria assim, isto é, sem praticamente nada.

Também é difícil para alguém que já se deu mal nos negócios ou em investimentos planejar novamente algo que vá além da poupança e da aposentadoria privada, ou do INSS.

Para quem já teve de passar anos pagando dívidas, a idéia de voltar a arriscar em uma idade mais avançada para poder ter uma incerta aposentadoria melhor é muito difícil.

O desgaste de lidar com credores, a vergonha perante os amigos de reduzir o padrão de vida e, em alguns casos, a perda do casamento e da saúde, são como montanhas que não desejam escalar de novo.

TENTATIVAS AMARGAS

Além disso o que é mais intolerável é você fazer planos para a aposentadoria e perder tempo precioso olhando planilhas, conversando com assessores sobre coisas que não lhe agradam e a sensação de que, não importa o que você faça, vira e mexe o dinheiro diminui devido a um evento como o das Americanas ou a fala insensata de um governante.

A LIBERDADE

O fato é que a liberdade que as pessoas desejam na aposentadoria para realizar seus sonhos está sempre no campo da possibilidade.

E você pode aumentar muito a chance dessa possibilidade acontecer sem necessariamente ter de fechar-se em reuniões longuíssimas e tediosas com pessoas cujo vocabulário você mal entende. E que sempre têm explicações para suas perdas, mas poucas alternativas mais seguras para seu dinheiro. Tudo, para elas, parece que se resolverá com a promessa de um futuro que nunca chega, mas que, se você tiver paciência e esperar, a probabilidade de dar certo é alta.

Entretanto, esperar não é uma estratégia muito segura em um mundo onde observamos que o país mais poderoso do mundo é governado por um homem que demonstra que nem sempre chegamos à nossa velhice com as condições físicas e cognitivas para ficarmos de pé e construir uma frase minimamente coerente.

O INVESTIDOR SEGURO

Diante desse cenário, podemos aumentar nossa consciência do que fazer.

Imagine você pedir a um médico para ele lhe dar uma dica quente de como ficar rico sendo médico.

A resposta óbvia é que, primeiro, você terá de estudar muito e se formar em medicina.

Entretanto, as pessoas acham normal perguntar a alguém uma dica quente de investimento sem estudarem a respeito.

Alguém que faz isso se torna um investidor arriscado. Isto é, alguém que não sabe no que está colocando seu dinheiro.

Portanto, se você tiver realmente interesse em ter uma aposentadoria mais de acordo com seus sonhos, precisará, paulatinamente conhecer o que é o mundo dos investimentos.

E para que esse estudo não se torne um martírio, comece pensando no seu padrão de vida desejado. Em outros artigos falei sobre o plano de carreira, mas, principalmente sobre o de vida.

O que você deseja nele pode e deve ser pensado como um padrão de vida almejado.

É a partir dessa informação que consegue definir a riqueza necessária para si. E para ela ser obtida você precisa desenvolver e implementar um plano de investimento – e não simplesmente entregá-lo para um banco, um assessor financeiro ou o governo fazer. Mas, adquirir cultura de investimento para, inclusive, articular com esses atores para ver onde eles se encaixam no seu plano.

Estudar sobre investimentos sempre é difícil se você não tem uma imagem de seus desejos, mas se são claros, o interesse e a energia para fazê-lo ficam muito maiores.

Aí sim, você pode conhecer com muito mais interesse quais são os planos possíveis.

É curioso voltar na pesquisa da Anbima publicada pelo Faria Lima Elevator, porque pouquíssimas pessoas afirmam que se aposentarão com suas reservas e com o aluguel de imóveis. Mas, ausência daqueles que planejam viver de seus negócios, metais preciosos e criptoativos mostra o grande desconhecimento e, em alguns casos, a repulsa sobre as classes de ativos de maior controle e que, diga-se de passagem, estão nas carteiras de grandes bancos e dos mais bem sucedidos fundos de investimentos.

CONTROLE É TUDO

E controle sobre seus investimentos é o que você mais vai precisar ao se aposentar.

Portanto, procure desde já se aculturar sobre como ter esse controle pois é ele que fará você estar no leme de sua vida madura e não sentado no banco de passageiro.

Eu sei que parece confortável ter um motorista para guiar o carro. Mas, para isso, o carro tem de ser seu e você tem de saber para onde ele está indo. E conhecer o motorista também é fundamental – afinal, não são só os Estados Unidos que são governados por figuras deprimentes.

A MENTE DO CAMPEÃO

Conhecer isso é como aprender a jogar um jogo que você gosta muito: você somente se torna um campeão quando adquire a mentalidade para ele.

Isto é, o jogo é ganho na sua mente antes mesmo de se realizar nas quadras. Não por crenças pueris, mas porque você o entende com profundidade, consegue ver o jogo e estrategicamente planejá-lo, guiá-lo e controlá-lo tanto quanto possível até a vitória.

Pense nisso para tornar-se o verdadeiro comandante de sua aposentadoria.

Afinal, após tantos anos de trabalho, você merece uma folga digna de quem se dedicou com afinco à empresa, clientes e, principalmente, à família.

Conte comigo para isso e vamos em frente!

 

P.S.1. Se você é gestor de RH e gostaria de orientar seus funcionários a respeito de como se prepararem e se planejarem para a aposentadoria, entre em contato conosco. Nossa master class: SUA CARREIRA É SEU MAIOR INVESTIMENTO PARA A APOSENTADORIA vai educá-los de como transformar a carreira em uma aposentadoria mais segura do que depender somente do governo.

P.S.2. Nos bastidores do “O EXECUTIVO”, sempre estamos prontos para discutir estratégias e soluções personalizadas para suas necessidades de desenvolvimento. Estamos aqui para ajudá-lo a transformar desafios em oportunidades. Entre em contato para conversarmos sobre como ajudá-lo.

P.S.3. Eu sei que, conforme o tempo passa, há outras notícias que chamam nossa atenção. Entretanto, o Sul não pode ser esquecido. Se você deseja contribuir com alguém que conheço e que está ajudando a famílias do Rio Grande do Sul – e que faz missões lá – sugiro o Padre Wagner Alves de Almeida, cujo pix é: 081.304.479-08 (CPF dele).

Silvio Celestino

Sócio-diretor da Alliance Coaching

Autor do livro: O LÍDER TRANSFORMADOR, como transformar pessoas em líderes

silvio.celestino@alliancecoaching.com.br