Quem pode ficar em casa?

By in
Quem pode ficar em casa?

Ficar em casa é a palavra de ordem nesta pandemia. Entretanto, é também uma excelente educadora de como as coisas funcionam.

Afinal, com certeza os médicos não poderão ficar em casa, já que terão de cuidar dos pacientes com o vírus chinês e daqueles com todas as demais doenças. Enfermeiras também não poderão ficar em casa pelo mesmo motivo.

Claro que quem fornece os materiais hospitalares, remédios e segurança para os hospitais, também não pode.

Quem trabalha nas indústrias farmacêuticas e farmácias, também não. Em supermercados e mercadinhos, também não.

Quem cuida da infraestrutura da internet, também não. Quem vai querer ficar em casa sem internet? Entretanto, internet não funciona sem energia, portanto, quem cuida da manutenção da rede elétrica também não pode ficar em casa.

Motoristas de ônibus, também não. Frentistas de postos e motoristas de caminhão, nem pensar. Motoboys, também não.

Ah, sim! Em casa também precisaremos de gás e, é óbvio, água. Portanto, quem trabalha nas empresas que os fornecem… também não.

E quem cuida dos nossos esgotos, também não. Policiais e bombeiros, também não. Funcionários do IML, também não.

Ah, sim! Funcionários de operadoras de celulares, também não podem. E quem trabalha nos fornecedores delas, também não.

Como todas essas pessoas comem, a rigor, quem trabalha em restaurante não pode ficar em casa. Mas, estão abertos somente os restaurantes nas estradas, dentro das cidades, só delivery.

Os fornecedores de restaurante… também não.

Borracharia… não!

Autoelétrico… não!

Mecânica… não, pois, como consertar a ambulância, o caminhão, a moto, ou, o carro do médico?

Revendas de autopeças… nem pensar! Mecânico com revendas de autopeças fechadas, não faz nada.

Mas, peças de carros são feitas de aço, borracha, plástico… não dá para os trabalhadores dessas indústrias fabricarem isso de casa.

Quem trabalha com carga, logística, navio, trem…

Estas são algumas das pessoas que não podem ficar em casa – e espero que você não tenha uma dor de dente, é claro.

***

Conclusão

Ficar em casa é um privilégio que somente será usufruído por alguns até faltar-lhes o emprego e a renda. Infelizmente, para muitos, retornar ao trabalho não será mais uma opção, pois, embora não façam parte do grupo de risco, foram demitidos e suas empresas fechadas.

Nenhuma ação humana esconde sua mortalidade de maneira mais sutil do que a tentativa de controlar a economia. Afinal, devido à sua gigantesca complexidade, ela não funciona com pessoas em casa. Além disso, o mercado possui um mecanismo de regulação invencível: a verdade do valor das coisas. Ela pode ser subjugada e abolida por longos períodos por participantes relevantes do mercado, como governos e bancos centrais, mas, ao final, ela ressurge e esmaga a todos.

A economia depende da liberdade dos indivíduos de fazer trocas, isto é, comprar e vender. A sua destruição somente é possível com danos irrecuperáveis às pessoas. Se a vida é, de fato, importante, ela somente fará sentido se sobrevivermos ao vírus chinês e à devastação econômica que se avizinha.

O equilíbrio da duração entre “ficar em casa” e trabalhar foi rompido e reverberará por toda a economia pelos próximos anos. Infelizmente, cada dia que passa, com grande parte da população em casa, aumenta a duração e o esforço já hercúleo que teremos de fazer para sair desta crise de proporções bíblicas.