O SUCESSO DE UM LÍDER É MEDIDO POR SEUS SUCESSORES

By in
O SUCESSO DE UM LÍDER É MEDIDO POR SEUS SUCESSORES

ATENÇÃO: DIA 20/4/2023 – QUINTA-FEIRA, ÀS 17H, LANÇAMENTO DO MEU PODCAST AO VIVO NO MEU CANAL DO YOUTUBE E NO INSTAGRAM. COLOQUE NA AGENDA E FIQUE LIGADO. SERÁ UMA GRANDE SATISFAÇÃO NOS VERMOS LÁ.


Para ouvir este texto, clique aqui: episódio 43 do podcast O EXECUTIVO


Há 20 anos, trabalhei por pouco tempo no prédio Edel Trade Center, na praça da Igreja de Moema, na zona sul de São Paulo, e me recordo que sempre que saia para almoçar havia uma loja de utilidades domésticas quase na esquina com a Al. Iraé.

Nunca cheguei à entrar na loja, mas pela porta de vidro dava para ver que era um casal que atendia às pessoas interessadas em todo tipo de aparelho – fogões, panelas, ferramentas etc.

Muitos anos depois, ao passar pelo lugar, um belo dia, vi uma folha de sulfite presa à porta de vidro. Ela dizia que após mais de 35 anos de muito trabalho o casal se aposentara e que era o momento de encerrar as atividades.

Por que será que eles não tiveram sucessores para continuar o pequeno negócio?

UM TEMA AINDA POUCO PENSADO NO BRASIL

Na verdade, a preparação de sucessores ainda é um tema pouco pensado no Brasil mesmo no ambiente empresarial.

Com freqüência encontro empresários com dificuldades para convencer seus filhos a darem continuidade aos seus negócios.

Também já vi situações curiosas onde o pai, já em idade avançada, simplesmente se recusava a passar o bastão para os filhos – mesmo quando eles já estavam preparados e adultos.

PARA ONDE VÃO OS NEGÓCIOS SEM SUCESSORES?

Entretanto, no outro extremo, com grande zelo, método e constância, famílias dinásticas preparam e formam seus sucessores para que possam manter o que seus antepassados construíram à custa de muito sacrifício.

A empresa que não forma sucessores no futuro irá parar nas mãos daquelas que formam.

Portanto, preparar novos líderes é um fator crítico para o negócio.

Além de garantir a longevidade e sucesso de qualquer organização, é também uma importante estratégia de gestão de talentos para líderes empresariais que buscam garantir o futuro de suas carreiras. Afinal, mesmo para ser promovido, é necessário que você tenha alguém pronto para substituí-lo.

É PRECISO TEMPO…

Mas, preparar um novo líder é também um enorme desafio.

Em primeiro lugar você que é gestor já tem uma agenda abarrotada de eventos relativos à sua área: reuniões, relatórios, planilhas e cobranças dos superiores e da própria equipe formam um cenário desafiador mesmo para um bom gestor de tempo.

Inserir nele um momento para a formação de novos líderes é quase impossível. Mas, é exatamente disso que se trata: o executivo deve ter consciência de que formar seus sucessores é parte integrante de seu trabalho.

Lembre-se que você é o espírito vivo dos valores, das crenças e dos propósitos da empresa. Portanto, a formação dos novos executivos começa com o seu exemplo a cada instante de quais são seus critérios de decisão, o porquê de cada escolha e, consequentemente, com você pensa.

Transferir seu modelo mental para a equipe é o princípio da formação de novos líderes.

… E MÉTODO

Por essa razão que, tão importante quanto saber com profundidade o funcionamento de sua área é conhecer as ferramentas que o permitem desenvolver a postura, a comunicação e o domínio emocional necessários para que você seja compreendido e a sua forma de pensar assimilada enquanto desempenha sua liderança.

É claro que você sempre pode contar com o auxílio de um mentor ou coach para isso, mas saiba que o coaching, assim como a mentoria, é mais uma prática do que uma profissão.

O que os profissionais dessas áreas fazem tem muito a ver com a transferência de seus conhecimentos e experiência em um formato que possa ser copiado pelo executivo.

Ou seja, você aprende pelo conteúdo, mas também pelo exemplo de como o mentor ou coach se comporta com você durante o processo.

Aprender a fazer essa passagem de experiência, conhecimento e método é o que garante a boa formação de novos executivos.

UMA CULTURA A SER IMPLEMENTADA

Mas, não tem RH que consiga implementar uma cultura de formação de novos líderes se não houver a boa vontade, o interesse e o empenho dos principais gestores para que ela nasça, floresça e dê bons frutos.

É verdade que essa formação é um caminho árduo, frustrante e que exige muitos recomeços. Mas, se você é sério a respeito da longevidade de sua carreira e de seu negócio, é a estrada mais segura para que isso aconteça.

Afinal, se você não o fizer, seu concorrente o fará e, cedo ou tarde, o que você construiu pode vir parar nas mãos dele.

Pense nisso ao planejar seu futuro: como deixar seu legado a líderes cada vez melhores e capazes de dar continuidade ao que você construiu ao longo de sua história.

Conte comigo para isso e vamos em frente!

Silvio Celestino

Sócio-diretor da Alliance Coaching

www.silviocelestino.com.br

silvio.celestino@alliancecoaching.com.br

WhatsApp (11) 98259-8536