O ABISMO ENTRE O PALCO E O BANHEIRO

By in
O ABISMO ENTRE O PALCO E O BANHEIRO

Para ouvir este texto, clique aqui: Podcast O EXECUTIVO

 

Por que você tem de ser coerente?

Chega o final do ano e os eventos de networking aumentam.

Nas últimas semanas, tive oportunidade de comparecer a eventos muito bons sobre temas como medicina, caridade, inteligência artificial, ESG, segurança cibernética e, é claro, liderança.

Esses eventos, muito bem-organizados e com conteúdo promissor, ressaltavam a importância da responsabilidade individual, seja em relação ao clima ou à caridade.

O problema, entretanto, era quando se comparava o que estava sendo dito no palco com a realidade.

Todos os eventos chamavam para o papel de cada um para o alerta que era dado sobre um tema. Entretanto, ao ir ao banheiro era difícil encontrar um que estivesse em boas condições para o uso.

OS DESAFIOS

Então, como exercitar a idéia de ser responsável pelo planeta se estava diante do desafio de manter limpo um banheiro que evidentemente foi projetado aquém das necessidades do local?

Fico pensando qual o cálculo que foi feito pelo arquiteto ou engenheiro para dimensionar a quantidade de toilets e mictórios, ou que critério foi utilizado para escolher a pia que é incapaz de ser utilizada sem espalhar água pela bancada e pelo chão – dando um trabalho extra aos humildes funcionários que, zelosos e resignados, faziam o possível para manter o local limpo.

Também é estranho ver empresas tão lucrativas comprarem o dispenser de toalhas da Kimberly-Clark, mas toalhas baratas e que não se encaixam nele ou simplesmente não secam. Isso quando o próprio dispenser demanda manutenção e a toalha ou é inexistente ou está sobre a bancada molhada.

Em um evento sobre inteligência artificial, pessoas na platéia ouviam seu áudio no WhatsApp com o alto falante aberto incomodando a todos – aliás, parece que ignorar o incômodo que você provoca nos demais é uma nova tendência.

O palestrante mencionava o admirável mundo novo que a IA proporciona, mas não citava, naquele mesmo instante a Luzia – inteligência artificial que você pode usar no próprio WhatsApp e que, ao encaminhar uma mensagem de áudio para ela, transforma o áudio em texto para você ler sem incomodar aos demais. Se quiser experimentar, o número da Luzia é: (11) 97255-3036.

Também era muito estranho ver uma palestrante falar sobre a importância de se reduzir a temperatura do planeta, em um auditório onde o ar-condicionado evidentemente apresentava problemas para manter a temperatura em um nível confortável.

O ponto alto da incoerência foi participar de um evento sobre a disponibilidade real das energias renováveis, mas, ao sair do prédio da empresa, observar que ele possuía 6 geradores a diesel instalados na sua lateral.

BUSQUE A VERDADE

Todas essas experiências me fizeram pensar sobre a relevância do executivo unificar as diversas informações que recebe, articulá-las e ver se são coerentes, quais os riscos envolvidos e as oportunidades existentes.

O excesso de informações e o número exponencial de temas que são colocados para nós pensarmos e agirmos, desorienta nossa atenção e pode nos fazer agir de maneira incongruente.

Portanto, cabe ao executivo fazer um esforço genuíno para encontrar a unidade do conhecimento que está sendo passado com a sua consciência. Isto é, se há uma verdade no que ouve, como incorporá-la em suas decisões e ações?

Afinal, toda escolha feita com base na verdade tem mais chance de sucesso do que aquela baseada em falsas premissas.

Entretanto, os palestrantes e conferencistas se comportam como se estivessem em uma tela de cinema e se esquecem que o cinema está em um edifício real e que não são uma imagem projetada. Isto é, o que falam e fazem não é um conjunto visto apenas como uma projeção, mas como idéias que são comparadas com a realidade.

E se ambas são incoerentes sua credibilidade diminui consideravelmente.

Isto vale para os organizadores desses eventos e para você em sua carreira.

Não é a toa que a quantidade e frequência de novas idéias que hoje nos chega também tem o papel de não nos dar o tempo necessário para uma reflexão mais profunda.

Tive de ouvir coisas estapafúrdias como um cientista lamentar que a queda nos acidentes provocada pelo uso de carros autômatos, gera uma “preocupante” diminuição de órgãos para doação.

Um cientista americano inclusive, tem a criminosa idéia de gerar uma proteína que torna as pessoas alérgicas à carne para que diminua seu consumo. Conecte essa idéia com a obrigatoriedade da inoculação de vacinas e veja a que conclusão você chega.

POR QUÊ?

Mas, afinal, por que você tem de ser coerente?

Para que eu saiba o que esperar de você.

Quando você diz que devemos controlar o clima no planeta, mas o faz em um auditório com um ar-condicionado com controle deficiente, temos um questionamento verdadeiro de que, se o homem tem dificuldades para controlar a temperatura em um auditório, como está qualificado para controlar a temperatura do planeta?

Se eu digo que as energias renováveis são importantes, mas, após tanto investimento público no tema ainda não servem nem como back-up em um prédio comercial, é claro que há algo de muito errado nisso.

Quer seja para influenciar pessoas em um evento, ou para convencer seu chefe de sua promoção, a coerência é um fator fundamental para seu sucesso.

Quanto mais eu souber o que posso esperar de você, mais confiável você será. E confiança é a base para nossos relacionamentos.

UM DESAFIO BENÉFICO

Neste panorama de desafios e incoerências, emerge uma oportunidade única para nós, executivos.

É o momento ideal para nos destacarmos ao liderar pelo exemplo, demonstrando que a verdadeira força de um líder reside na harmonia entre suas palavras e ações. Esta não é apenas uma questão de reputação, mas um pilar para inspirar transformações significativas em nossos ambientes de trabalho e além.

Reflita sobre essas experiências, não como críticas, mas como um chamado para elevar nossos padrões.

Ao integrarmos idéias com ações coerentes, não somente solidificamos nossa credibilidade, mas também agimos como catalisadores para um futuro mais sustentável e responsável.

O caminho à nossa frente exige mais do que meras palavras; cada passo coerente que damos nesta jornada, não só reforça nossa confiança mútua, mas nos credencia a nos responsabilizarmos por desafios crescentes.

Transformar nossos ideais em realidade é mais do que uma aspiração – é nossa responsabilidade como líderes do presente e construtores de um futuro possível e pautado na verdade.

Ao elevarmos o padrão de liderança no mundo corporativo, não apenas com promessas, mas com exemplos concretos, atrairemos pessoas que não apenas experimentam nossos produtos e serviços, mas se tornam leais à marca. Fator fundamental para gerar crescimento e lucratividade.

É essa conexão entre integridade e resultados que transforma a empresa e seus clientes em uma comunidade unida por valores e propósitos elevados que vão muito além dos benefícios mútuos, mas do bem para todos.

Conte comigo para isso e vamos em frente!

Silvio Celestino

Sócio-diretor da Alliance Coaching

silvio.celestino@alliancecoaching.com.br