NÃO SEJA ARROGANTE ENQUANTO É TEMPO

By in
NÃO SEJA ARROGANTE ENQUANTO É TEMPO

Para ouvir este texto, clique aqui: episódio 41 do podcast O EXECUTIVO


Se você sabe que a carreira é feita de altos e baixos, por que ser arrogante quando as coisas vão bem?

Um dos maiores erros das pessoas inexperientes é não perceber os ciclos econômicos e como eles afetam os mercados, as empresas e sua própria carreira.

A figura abaixo é um exemplo do que ocorre em vários setores da economia: mostra as vendas mensais de caminhões pesados nos Estados Unidos desde 1968.

Observe os ciclos formados por fases de expansão e de contração:

No caso deste setor, desde 1968, as vendas atingem picos ao redor de 550 mil unidades mensais somente para depois caírem, podendo chegar a 150 mil, antecipando as crises econômicas.

Imagine uma pessoa que começou a trabalhar neste mercado em 1984. Ela já viu de tudo em termos das vendas subirem, descerem ou andar de lado.

O que aconteceria se nos anos de bonança de 1999, 2006 e 2019 ela se enchesse de soberba e confundisse sucesso profissional com o direito a desprezar pessoas?

Logo em seguida teria de enfrentar os declínios severos iniciados respectivamente nos anos 2000, 2007 e 2020.

Já imaginou? O profissional tendo de pedir ajudar e assumir erros para pessoas que destratou?

Pois isso acontece.

Portanto, tão importante quanto chegar lá, é sua consciência de saber que, até você morrer, o lá é um estado temporário.

A MARÉ ALTA

Esta é razão mais que suficiente para que seja respeitoso e prudente ao se relacionar com as pessoas em todos os momentos de sua carreira.

É difícil lidar com a agenda de um período positivo e que todos sabem que você está indo bem: há muitos eventos para participar, não param de chegar whatsapps, e-mails e mensagens no LinkedIn oferecendo oportunidades ou pedindo seu tempo para uma conversa e ainda por cima ter de equilibrar a vida profissional e a pessoal.

Com uma agenda tão ocupada, recusar alguns eventos ou a maioria das mensagens é um resultado provável. Mas, a forma como você o fizer determinará como será visto por cada pessoa.

E lembre-se que elas têm dificuldade de esquecer como você as tratou.

Portanto, observe como está conversando com seus subordinados, pares, fornecedores e, principalmente, seus amigos, familiares e cônjuge.

Você está sendo respeitoso, cordial e inspirador? Ou arrogante, descortês e empobrecedor?

Alerto que você precisará do auxílio deles quando a maré virar e terá problemas se estiverem ressentidos com você.

Preocupa-me ver executivos que só fazem networking quando estão desempregados e que param de fazê-lo no instante seguinte ao arrumarem um novo emprego.

Qual a chance de serem recebidos uma segunda vez quando precisarem de uma indicação para uma posição? Mínima.

A MARÉ SEMPRE VIRA

Neste momento em que vejo tantas empresas ingressarem com pedido de recuperação judicial, volto no tempo e vejo as entrevistas de seus líderes executivos e empresariais de há alguns anos: confiantes, seguros e fazendo algumas afirmações pouco conscientes a respeito da verdadeira razão de seu sucesso e de seu futuro que acaba de chegar de maneira bem diferente de suas palavras.

Espero que seja um momento de reflexão e retorno à humildade, à temperança nas decisões e à fortaleça para enfrentar e vencer as adversidades e sair delas amadurecido.

Com a crise econômica e financeira se aprofundando, seja prudente e responda com educação aquele e-mail do fornecedor ou de quem está prospectando você, marque o café com o gerente que você precisa refazer o relacionamento devido a uma discussão que já passou e não se esqueça do happy hour com os amigos e o restaurante com a esposa.

Afinal, nunca se sabe o que acontecerá com sua carreira nos próximos anos, por melhor que ela esteja neste momento.

Ninguém é perfeito nessas questões, mas esteja atento para melhorar sempre.

Conte comigo para isso e vamos em frente!

Silvio Celestino

Sócio-diretor da Alliance Coaching

www.silviocelestino.com.br

silvio.celestino@alliancecoaching.com.br

WhatsApp (11) 98259-8536