Não existe transformação digital sem um líder transformador

By in
Não existe transformação digital sem um líder transformador

Ontem, dia 29 de maio, eu estava voltando para casa de carro quando, ao ingressar na rua que dá acesso ao Parque do Povo, zona sul de São Paulo, me deparei com alguns caminhões parados e agentes da prefeitura recolhendo patinetes de uso compartilhado.  Foi então que lembrei que o prefeito Bruno Covas aprovou um decreto regulamentando o uso desses veículos e, ao que parece, as empresas não obedeceram.

O desejo de controle excessivo e coercivo é um exemplo típico de que não é possível existir transformação digital sem um líder transformador.

Um líder transformador é aquele que percebe as transformações ao seu redor, as estuda com profundidade, classifica as que deve aceitar e quais rejeitar, e transforma continuamente sua liderança ao mesmo tempo em que auxilia outros a se transformarem em líderes também.

O líder transformador é, portanto, um educador.

E educar leva tempo.

A transformação digital é um jargão para designar o uso da tecnologia digital para fazer algo que sempre aconteceu na humanidade: a descoberta de uma nova maneira de resolver velhos problemas.

Entretanto, quando a tecnologia é utilizada para esse fim uma nova força é gerada que afronta o conhecido. E toda vez que falamos de força, sabemos que são aqueles interessados em manter, defender ou obter o poder que reagirão com maior ferocidade e velocidade.

A transformação digital permite o registro de informações sem o uso de papel, o controle em tempo real de operações, a localização precisa do que quer que seja – pessoas, veículos, máquinas ou eventos, a conexão de qualquer coisa à internet e a combinação de tudo isso para a geração de negócios, novas maneiras de entregar serviços e produtos, comunicação em massa e a guerra em todas as suas dimensões físicas, estratégicas e culturais.

Nada disso é possível sem que as pessoas sejam preparadas, educadas e, acima de tudo, alertadas para as imensas implicações do uso da tecnologia que, em uma palavra, significa: controle.

Entretanto, se há necessidade de preparo de adultos para compreender e abarcar essa complexidade, somente outros indivíduos, também adultos, experientes no tema e com boas intenções – saliento esse último ponto – que poderão fazê-lo.

Isto é, a liderança da transformação digital requer pessoas capazes de compreender o que está acontecendo dentro do contexto histórico, planejar e agir; e auxiliar outras a fazerem o mesmo.

Esqueça os jovens para essa tarefa, pois, em geral, eles só querem usar a tecnologia e confiam que só há benefícios nela.

A história mostra que a maioria das empresas, principalmente as que estão indo bem financeiramente, não conseguem lidar com uma nova tecnologia. Não porque não a compreendam, mas porque ela exige, em geral, uma mudança do modelo de negócio e muitos líderes executivos e empresariais não estão interessados que isso ocorra. É quando o sucesso leva ao orgulho e o orgulho ao fracasso. O resultado você pode verificar nas histórias da Kodak, Blockbuster, Xerox, Blackberry, entre outras.

Portanto, um líder transformador é a peça fundamental para que a transformação digital ocorra de fato. Muitas das startups que vemos surgir hoje não sobreviverão por falta de uma liderança madura, com conhecimento profundo e experiência de vida real. O mesmo ocorrerá com empresas que adotam tecnologia de maneira abobalhada, por modismo ou medo de parecerem anacrônicas. No caso dos governos, então, o uso inapropriado torna exponencial a burocracia e o seu poder de controlar pessoas, inibir ou mesmo impedir negócios.

Portanto, é primordial a reflexão sobre o futuro de sua organização, como as novas tecnologias a afetam, quais abraçar e quais rejeitar. É isso que pavimentará os caminhos para o sucesso da empresa.

Pensar a transformação digital como algo passageiro, um modismo, ou algo a ser abraçado irrefletidamente é uma simplificação perigosa, grosseira e arriscada para os profissionais, líderes e negócios.

Portanto, somente um líder transformador com conhecimento, audácia, coragem e prudência nas doses certas poderá conduzir as empresas e demais organizações para os benefícios reais proporcionados pela transformação digital. Seja um deles!

Vamos em frente!

 

  1. Livro: O Líder Transformador, como transformar pessoas em líderes: http://amzn.to/2xHd4A4
  2. Lista de livros sobre transformação digital: https://www.bmc.com/blogs/digital-transformation-books/
  3. Decreto consolidado sobre transporte compartilhado em São Paulo: Decreto 56981
  4. Decreto de regulamentação de patinetes e outros veículos semelhantes em São Paulo: Decreto 58750

 

 

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *