FORMANDO SUCESSORES NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

By in
FORMANDO SUCESSORES NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

No que diferem hoje as preocupações na formação de um sucessor para os diversos cargos executivos nas empresas?

No texto da semana passada, exploramos a importância de preparar um sucessor para garantir a continuidade do seu legado e abrir portas para sua própria ascensão, com exemplos como Bernard Arnault, da LVMH, e Warren Buffett, da Berkshire Hathaway.

Mas, em 2025, um novo desafio surge para os executivos brasileiros: a transformação digital e o uso da inteligência artificial (IA), identificados como os temas mais relevantes na cabeça dos líderes, segundo tendências recentes.

Como formar um sucessor que esteja pronto para liderar nesse cenário de rápidas transformações tecnológicas?

Precisamos entender com clareza o elemento de resposta rápida a riscos na musculatura do executivo! 🚀

POR QUE A IA É O NOVO CAMPO DE BATALHA PARA LÍDERES?

A transformação digital não é mais uma opção — é uma necessidade.

📊Pesquisas como a da ANK Reputation (citada pela Forbes Brasil) mostram que 40% dos executivos brasileiros priorizam a IA para aumentar a competitividade e a eficiência, especialmente em um contexto econômico desafiador, com crescimento projetado de apenas 2% a 2,5% do PIB (segundo o FMI).

Líderes globais, como Frédéric Arnault, CEO da Loro Piana (LVMH), estão modernizando operações com tecnologia, enquanto Greg Abel, sucessor de Buffett na Berkshire Hathaway, precisará digitalizar setores tradicionais.

O seu sucessor, leitor, também precisa estar pronto para esse futuro.

PASSOS PARA FORMAR UM SUCESSOR NA ERA DA IA

Formar um sucessor hoje exige mais do que ensinar habilidades tradicionais de liderança — é um processo que não pode ser feito sozinho.

Você precisa de um método estruturado e, preferencialmente, do apoio de um coach executivo, para aplicar as melhores práticas reconhecidas internacionalmente; ou um mentor experiente para contar com a orientação madura de quem já enfrentou esses desafios, mas que, acima de tudo, está olhando para essas transformações conforme elas acontecem. O que nem sempre é possível para um diretor diante da agenda exaustiva e ininterrupta de decisões, problemas e gestão que precisa articular.

Portanto esse auxílio é relevante para acelerar o entendimento da questão, ajudar a esclarecer dúvidas e ajustar o caminho, principalmente nos contextos únicos de cada empresa.

Algumas etapas gerais e práticas, entretanto, podem ajudá-lo a se preparar para um mundo cada vez mais movido a tecnologia:

– 🔍 1. IDENTIFIQUE UM LÍDER COM VISÃO DIGITAL

Procure identificar e escolha alguém que demonstre curiosidade por tecnologia e capacidade de aprendizado contínuo com vistas à sua utilização para o negócios.

Um bom sucessor deve entender como a IA pode otimizar processos, desde supply chain até tomada de decisão estratégica. Não basta ter uma visão apenas de curiosidade e de paixão sem propósito empresarial.

– 💻 2. EXPONHA-O A PROJETOS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Dê ao seu sucessor a chance de liderar iniciativas de IA, como a implementação de ferramentas de automação ou análise de dados. Por exemplo, envolva-o em um projeto que use IA para prever tendências de mercado, preparando-o para desafios reais.

Procure também por aqueles que se interessam em como a tecnologia está sendo usada pelos concorrentes e quais riscos isso pode representar para seu negócio.

Um fator importante: sempre que possível implemente a tecnologia que lhe dê liberdade para alterá-la para algo mais recente no futuro ou mesmo substituí-la totalmente se necessário.

É evidente que as empresas que fornecem tecnologia querem abraçá-lo com algo que o torne dependente delas e que fique cada vez mais difícil – e custoso – substituí-la no futuro.

Às vezes, não há como evitar essa situação, mas procure compreender como se manter o mais independente possível, principalmente porque a IA é uma tecnologia que está sendo disponibilizada em alta velocidade em meio a uma batalha feroz entre os competidores e ainda não atingiu uma maturidade para reconhecermos tendências definitivas ou quais fornecedores sobreviverão a dessas batalhas iniciais.

– 🧠 3. DESENVOLVA SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LIDERAR NA INCERTEZA

A IA traz mudanças rápidas, e seu sucessor precisará liderar equipes em meio à complexidade — algo que nem o melhor algoritmo pode prever, a menos que ele aprenda a lidar com o “bug” humano das emoções!

Ensine-o a usar a inteligência emocional para gerenciar resistências à tecnologia e manter a equipe engajada, contando, se possível, com a experiência de um mentor para orientar esse desenvolvimento.

É recomendável, inclusive a formação de mentores internos para dar maior segurança e estrutura à gestão dessa complexidade.

– 🌍 4. PROMOVA UMA MENTALIDADE GLOBAL

Inspire seu sucessor a pensar como um executivo de classe internacional, acompanhando tendências mundiais de IA.

Participe e procure conhecer e se conectar com palestrantes de eventos que apresentam e discutem economia digital.

Faça a distinção daqueles que apenas procuram surfar o hype dos que realmente conhecem a questão sob o ponto de vista de negócios e a complexidade de se adotar uma nova tecnologia em cada ambiente.

– 📈 5. TESTE E AJUSTE COM BASE EM RESULTADOS

Coloque seu sucessor em situações reais, como liderar uma equipe durante a adoção de uma nova tecnologia, e avalie seu desempenho.

A orientação de um executivo experiente pode ser relevante para ajustar o plano e garantir que ele esteja pronto para assumir. Para isso mencionei a idéia de formar mentores internos.

O RISCO DE NÃO PREPARAR PARA A IA

⚠️Ignorar a transformação digital na formação do seu sucessor pode ser fatal. Empresas que não se adaptam à IA correm o risco de obsolescência, como alertou Fernando Boscolo, CEO da Privalia: “As empresas que não aproveitarem as oportunidades tecnológicas vão ficar obsoletas muito mais rapidamente.”

Portanto, um sucessor despreparado pode levar sua organização a perder competitividade, enquanto você fica preso a um cargo que não te desafia mais. Não deixe isso acontecer!

SEJA O LÍDER QUE PREPARA O FUTURO

Formar um sucessor na era da IA é mais do que uma estratégia — é um legado.

Ao prepará-lo com método, apoio especializado e uma visão global, você garante a continuidade do seu sucesso e se posiciona como um verdadeiro executivo de classe internacional.

🎙️ É claro que toda transformação tecnológica gera riscos e um certo cansaço mental de ter de adquirir um novo conhecimento.

Mas, a alternativa de não a conhecer e adotar abre um flanco relevante que pode ser explorado por novos competidores ou mesmo reerguer aqueles que você pensou ter superado.

Portanto, não tenha medo de conhecer, avaliar e paulatinamente inserir essa nova tecnologia no dia-a-dia da empresa. Você vai se surpreender com o aumento da produtividade que ela proporciona e como pode acelerar em muito seus resultados. Seu sucessor, com certeza, terá muito a agradecer-lhe

Conte comigo para isso e vamos em frente!

Silvio Celestino – Advisor

Sócio-diretor da Alliance Coaching

Autor do livro: O LÍDER TRANSFORMADOR, como transformar pessoas em líderes

silvio.celestino@alliancecoaching.com.br

P.S.1. Se você é diretor ou gerente e gostaria de aumentar sua musculatura executiva para ser cada vez mais um executivo classe internacional, entre em contato conosco. Nossos programas de coaching executivo, mentoria, palestras e seminários de liderança estratégica podem contribuir muito com você e os resultados da empresa. Ligue para nós!

P.S.2. Eu sei que, conforme o tempo passa, há outras notícias que chamam nossa atenção. Entretanto, o Sul não pode ser esquecido. Se você deseja contribuir com alguém que conheço e que está ajudando a famílias do Rio Grande do Sul – e que faz missões lá – sugiro o Padre Wagner Alves de Almeida, cujo pix é: 081.304.479-08 (CPF dele).

P.S.4. Conecte-se comigo em outras redes: TIKTOK ; SPOTIFY