DESVENDE AS OPORTUNIDADES POR TRÁS DOS PROBLEMAS

By in
DESVENDE AS OPORTUNIDADES POR TRÁS DOS PROBLEMAS

Para ouvir este texto, clique aqui: Podcast O EXECUTIVO

 

Ficar um tempo fora do escritório e da vida executiva parece que aguça os sentidos para a quantidade enorme de problemas que nos cerca.

Em meio ao podcast da semana passada, no qual falamos intensamente sobre vendas, um tema que surgiu foi o fato de que o vendedor é capaz de elevar sua própria renda em função da comissão variável.

Os executivos também são capazes de grandes esforços para elevar seu salário e bônus.

É desse esforço que conseguem obter, além de viagens, suas casas maiores e carros mais desejáveis.

Mas, embora se esforcem pela renda maior, curiosamente não parecem muito preocupados em questionar por que temos tributos sobre a propriedade privada, contanto que consigam pagá-los.

Outro assunto que me chamou a atenção, ao viajar de férias, no aeroporto de Congonhas, ocorreu enquanto observava passageiros cansados tentando dormir em um banco extremamente desconfortável.

Por que temos bancos tão ruins em aeroportos?

E, para não me alongar nessa miscelânea de pensamentos aparentemente desconexos, ao pagar mais este ano do que no ano passado pelo café da manhã no aeroporto, pensei no fato de que a meta de inflação não deveria ser sempre zero?

Por que temos meta de inflação em todos os países maior que zero?

Parece que existe algo de intrinsicamente muito errado em um sistema financeiro que tem como meta empobrecer as pessoas.

Toda essa divagação para fazê-lo refletir sobre em quais problemas depositamos nossa atenção.

E por que somos direcionados a nos preocuparmos com questões que, ou são inexistentes ou, se resolvidas, não beneficiarão a quase ninguém, em detrimento de outras que poderiam ser de grande alívio para muitos?

Afinal, quão imoral é alguém viver da expropriação, do desconforto ou do empobrecimento das pessoas?

ESCOLHA BEM A BATALHA

Esse cuidado em selecionar bem no que focar sua atenção você deve ter não apenas com o país, mas com as questões internas da empresa que lhe são colocadas.

Perguntas como as seguintes devem estar sempre em foco:

– Esta questão beneficia o cliente?

– Isto reduz custo?

– Venderemos mais se resolvermos este problema?

Escrevo sobre isso porque acredito sinceramente que os executivos são os mais qualificados para conversar sobre esses temas e, por sua natureza, os mais indicados para, uma vez atentos ao que focar, buscar uma solução para esses problemas.

Quer sejam questões de sua carreira, de sua empresa ou do país, os executivos possuem uma perspectiva privilegiada e que os permite olhar com maior pragmatismo as possíveis soluções.

E precisam ser corajosos para conversar sobre algumas delas.

Pois, em primeiro lugar, devemos estar todos na mesma conversa antes de estruturar o problema e promover sua solução. Se ela existir, é claro.

Mesmo de férias é difícil não perceber e ser atingido pela grande quantidade de questões que nos cercam neste país enorme.

Afinal, há muitos que estão acordados e vendo a mesma verdade.

Espero que você seja um deles pois, para cada problema, há sempre uma oportunidade esperando para ser descoberta.

Quem sabe você será quem a desvendará.

Um grande abraço direto de Alagoas e vamos em frente!

Silvio Celestino

Sócio-diretor da Alliance Coaching

Autor do livro: O LÍDER TRANSFORMADOR, como transformar pessoas em líderes