EXCELÊNCIA EXECUTIVA: DOMINE 2024

By in
EXCELÊNCIA EXECUTIVA: DOMINE 2024

Para ouvir este texto, clique aqui: Podcast O EXECUTIVO

 

Você tem tudo o que precisa para a 2024?

Eu ouvia a um podcast sobre finanças quando o entrevistado, Russel Gray, um renomado expert em investimentos no mercado imobiliário americano, compartilhou sua estratégia notável de auto-avaliação e que ele chamava de 6 Bs (Brain, Body, Behavior, Board, Best goals and Books).

Era um checklist onde verificava como estava seu cérebro, seu corpo, comportamento, seu conselho – isto é, quem eram as pessoas mais sábias que ele e que consultava para suas reflexões e decisões, as melhores metas que ele poderia definir para o ano e quais livros leria.

Ao longo desses 22 anos desenvolvendo executivos, também defini uma pequena lista de 4 itens que compartilho com você para auxiliá-lo a ver se sua bagagem está com itens essenciais para o ano que está só começando.

ENERGIA, O COMBUSTÍVEL DA EXCELÊNCIA

O primeiro e crucial item é a energia.

Lembro-me da cena do filme “Apolo 13”, com Tom Hanks, na qual, em meio a uma discussão acalorada a respeito de como fariam para trazer a nave avariada do espaço para a terra com segurança, um dos engenheiros interrompeu a todos de maneira brusca com a dramática constatação:

– Energia é tudo!

Isto é, ou eles poupavam energia para o momento em que todas as manobras necessárias para o reingresso na atmosfera seriam feitas, ou não adiantava nada ficar discutindo sobre isso.

De fato, se tem um fator que você deve refletir sempre antes de fazer qualquer coisa é: você tem energia suficiente?

É claro que a primeira energia é a física mesmo. Isto é, você estar descansado, alimentado e preferencialmente sem nenhuma doença não tratada para dar conta de tudo o que precisa.

Entretanto, a segunda energia que você deve medir, vou chamar de energia moral, isto é, quando a primeira está em um nível abaixo do que deveria, você deve buscar nesta os recursos que precisa.

É aquela usada pelo pai que acorda cedo e, mesmo com terríveis dores de cabeça e nas costas, vai ao trabalho porque tem uma família para cuidar e não sabe quando poderá ir ao médico.

A terceira energia é a religiosa, isto é, quando você não tem a menor idéia de como dará conta do que fará no seu dia, não se desespera, mas confia na Providência Divina e que, se ela não vier, aceita Seus desígnios com coragem.

Foto: Podcst com o CEO da Quaiato Service, Márcio Quaito Perez

CONHECIMENTO, SUA VANTAGEM INCONTESTÁVEL

Uma vez que você sabe lidar com a energia, ou com a falta dela, o segundo ponto que estou sempre atento é na aquisição de conhecimento.

Certa vez, ao assistir à aula de um filósofo, ouvi ele afirmar:

– O que existe mesmo é o conhecimento. Todo o resto é imaginação.

Realmente, para nós, executivos, o conhecimento dos fatos, dos números, das previsões, das possibilidades, das alternativas, das probabilidades e do certo, enfim, esse conjunto todo é um redemoinho ao redor de nossa cabeça e que precisamos ter muito foco para que faça sentido e nos ajude a decidir o que é melhor para empresa e nossa carreira.

Para piorar a questão, sabemos que no final do mês, do trimestre e do ano, a empresa poderá ter lucro, não ter lucro, ou prejuízo – ou seja, nosso destino será determinado pelos números.

Portanto, uma preocupação que tenho é escolher muito bem as minhas fontes de informação e as pessoas que me formam e me aconselham.

Sugiro o mesmo a você, se desejar ter a moeda mais valiosa e que o diferenciará da concorrência.

O objetivo é, no meio à maneira caótica pela qual as informações chegam a você, ter a capacidade de saber para onde olhar para estar sempre orientado e na direção que deseja seguir.

DIREÇÃO, NAVEGANDO RUMO AO ÊXITO

E a direção é o ponto seguinte a avaliar.

Se você continuar a fazer o que está fazendo, do mesmo jeito e no mesmo ritmo, vai acabar em um lugar específico. A pergunta fundamental é: este é o lugar que você deseja chegar?

Por vezes, observo que os executivos fazem ações que são perfeitamente justificáveis para seu dia ou mesmo para o mês. Mas, que, sob o ponto de vista da vida que desejam para si no futuro, não fazem o menor sentido.

É por esta razão que sempre penso nas consequências de longo prazo para tudo que faço e recomendo que faça o mesmo.

É excelente ter resultados de curto prazo, mas, é a articulação do curto e do longo prazo que faz você ter um sucesso duradouro.

ALTERNATIVAS, PREPARANDO-SE PARA O FUTURO

Por último, penso sempre se ao longo do tempo estou criando alternativas de renda e de atividades.

Afinal, conforme o tempo passa, por mais que você internamente se sinta jovem, o corpo e a mente não acompanharão tudo o que gosta de fazer.

Então, deve se preparar para outras carreiras, ou, no mínimo a aprender a fazer de forma diferente o que sempre fez.

Portanto, se tiver energia, conhecimento, direção e alternativas, estará com a bagagem certa para enfrentar muitos dos desafios deste e dos demais anos de sua vida.

Conte comigo para refletir sobre isso e vamos em frente!

Silvio Celestino

Sócio-diretor da Alliance Coaching

silvio.celestino@alliancecoaching.com.br