Dois fatores de sucesso para a carreira

By in
Dois fatores de sucesso para a carreira

O início de um novo ano com perspectivas de uma economia em contração é motivo de atenção com as ações que envolvem a carreira. É importante ser otimista, desde que esse otimismo não o faça tomar decisões tolas em termos profissionais e econômicos. Afinal, você não dirige um carro aprendendo a usar somente o acelerador.

Precisamos conversar, principalmente, com aqueles que estão em início de carreira. Eles podem tomar decisões impensadas, que afetam negativamente sua vida no longo prazo, e somente perceberão isso após os 40. Os momentos de crise são os mais propícios para essas escolhas infelizes.

Duas causas são preocupantes: aquilo que não vemos e o que não compreendemos.

A solução passa, portanto, pela atenção aos acontecimentos em áreas diferentes da que atuamos e pelo aprendizado constante, não importa nossa experiência e conhecimento.

Se você trabalha em um departamento que exige um tempo enorme de dedicação a matérias muito específicas, isso pode fazê-lo não enxergar o que vai pelo mundo, como isso afeta seu mercado, sua empresa e, consequentemente, sua carreira.

É por essa razão que, para a maioria, uma crise econômica ocorre de repente. Os sinais de que ela está em formação existem, mas a pessoa não os lê e, portanto, não se prepara para enfrentá-la. É o mesmo que dirigir o carro, mas nunca observar o indicador de combustível.

Se o indivíduo tiver o cuidado de ler as notícias, o que elas dizem e, principalmente, as entrelinhas, terá uma fonte importante de sinais sobre o futuro. Mas você precisa de tempo para compreendê-las. Portanto, escolha bem suas fontes de informações e, acima de tudo, quem as esclareça para você.

Cuidado também para não ler somente as informações do que gosta e ignorar aquilo que você odeia. Futebol pode ser envolvente, mas são as leis que definem o futuro do mundo, do País e, portanto, das pessoas. Por mais indigesto que seja, sua carreira depende do que está escrito nas páginas sobre a política. Leia-as. E cuidado para não acompanhar somente as leis do País, mas também as que ocorrem no mundo e que afetam o Brasil. Isso torna visíveis sinais importantes para o futuro.

Ainda assim, não adianta ver algo e não compreender do que se trata. A pessoa nada fará a respeito daquilo que não tem significado para ela, mesmo que seja algo perigoso. Por essa razão, o médico olha o raio-x e sabe a gravidade da doença. O leigo faz o mesmo e vê somente uma imagem em preto e branco com sombras e manchas.

Portanto, é importante falar com um especialista em questões que afetam sua vida econômica. Tome cuidado com essa escolha, pois você pode estar perguntando para um cabeleireiro se ele acha que você deve cortar o cabelo. O que você busca são indivíduos que saibam esclarecer questões complexas da realidade e torná-las compreensíveis, para que você tome uma decisão consciente.

A carreira é cercada por essas questões. Se o indivíduo somente presta atenção em sua área de atuação, não identifica sinais importantes sobre o futuro e acha que é capaz de entender de tudo sem a ajuda de especialistas, coloca em risco o que constrói ao longo de sua carreira.

O mundo é complexo e sempre demandará mais conhecimento e habilidades de todos. Humildade, para aprender sempre, e capacidade de refletir a respeito do que nos falam especialistas de diversas áreas nos fazem compreendê-lo e tomar decisões mais sábias.

O importante é que você seja bem-sucedido e saiba atravessar os períodos de contração econômica tão bem quanto os momentos de expansão.

Vamos em frente!

Para trocarmos ideias no facebook: Silvio Celestino

Para me seguir no Twitter: @silviocelestino