CAFÉ CARO, VULCÕES E ESCÂNDALOS: COMO VIVER O INESPERADO

By in
CAFÉ CARO, VULCÕES E ESCÂNDALOS: COMO VIVER O INESPERADO

AÚDIO: O EXECUTIVO

É sempre mais difícil escrever às vésperas das férias.

Vi inúmeras notícias relevantes que gostaria de conversar com você, mas a preocupação com a temperatura da bebida quando eu chegar na praia acaba sendo um tema que não sai de minha cabeça.

Além do mais, os caóticos eventos desta semana, aliás deste começo de ano, só me fazem recordar 2020 quando, ao retornar de férias, via pessoas no aeroporto usando máscaras contra vírus – e pensava – qual será a próxima novidade científica? Cerca de arame farpado contra enchentes?

Desculpe, mas a expectativa das férias me faz ver as notícias sob uma perspectiva mais humorada.

Aliás, é um tema que não tenho abordado em meus textos, mas o bom humor é um fator de sanidade nestes tempos estranhos. Talvez fale mais sobre isso após as férias.

E O CAFÉ, HEM?

Se você está tomando seu café da manhã enquanto lê este texto, é provável que tenha notado que o preço do café no Brasil está mais amargo que de costume.

Mas antes que você culpe o supermercado, o clima ou até mesmo o barista da esquina, vamos esclarecer uma coisa: a inflação é um fenômeno monetário. Ou seja, o verdadeiro culpado pelo seu café mais caro é o Banco Central, que imprime dinheiro como se fosse papel de presente em época de Natal.

Caso não se lembre, o Banco Central tem uma meta de inflação, não de deflação. Ou seja, a meta dele é deixar você mais pobre e não mais rico. E o governo, por motivos perversos, se beneficia dessa situação. Mas, não vamos nos aprofundar, de novo, nessa realidade.

CADÊ O OURO?

⚠️enquanto isso, em outro canto do mundo, o Banco Central da Inglaterra está enfrentando uma certa dificuldade para explicar o porquê do tempo de entrega do ouro, no mercado que supervisiona, ter passado de 2 dias para 8 semanas. Como se isso fosse um mistério digno de Sherlock Holmes: o ouro de seus cofres parece que, de repente, simplesmente sumiu.

E, para piorar, o presidente do BC inglês involuntariamente acabou fazendo um verdadeiro stand up ao tentar explicar a situação – chegou a dizer algo como “o ouro é pesado” e por isso, às vezes, demora mais para ser manuseado e entregue nos prazos. Será que o ouro ficou pesado demais? Ou será que alguém decidiu fazer um “cash-out” pré-apocalipse?

POR QUE TANTOS AVIÕES CAINDO?

Falando em apocalipse, as estatísticas deste começo de ano mostram que os céus estão um pouco mais perigosos ultimamente. Aviões caindo nos Estados Unidos e no Brasil nos lembram que, por mais avançada que seja a tecnologia, o inesperado sempre pode dar as caras.

Mesmo tendo assistido ao péssimo filme, “O Mundo depois de nós”, não dá para aceitar quedas tão frequentes de aviões.

Algo muito errado está acontecendo.

E isso me leva a um executivo de projetos de alta tecnologia, extremamente competente, que recentemente perdeu o emprego porque inesperadamente recebeu a notícia de que sua empresa está endividada e precisando de caixa. Ele, que estava acostumado a lidar com o futuro, agora se vê diante de um presente incerto.

SANTORINI TREMENDO

💡E, como se não bastasse, a Terra decidiu entrar no clima de suspense.

Em Santorini, na Grécia, tremores de terra de intensidade crescente podem ser o prenúncio de uma erupção vulcânica.

Espero que não!

Para quem não se lembra das aulas de história, como eu, apesar da última erupção relevante ter ocorrido na década de 1950, uma explosão cataclísmica na região ocorreu por volta de 1680 a.C. – sim, antes de Cristo. Isso significa que, se o vulcão realmente resolver acordar, tomara que não seja de maneira tão memorável.

E, como sempre repito – mas como uma metáfora para as questões econômicas: perto de um vulcão que pode explodir a qualquer momento, é preferível estar um ano adiantado do que um minuto atrasado.

Ou seja, se você estiver por lá, corra – mas com elegância, é claro.

PAGOS PELA USAID

⚠️E, enquanto o mundo parece estar virando de cabeça para baixo, a política internacional também não fica atrás. Donald Trump, em seu estilo característico, encerrou a agência USAID em meio a escândalos de dinheiro sendo enviado para financiar grupos de esquerda em diversos países, incluindo o Brasil. O resultado? ONGs, jornalistas e jornais estão enfrentando dificuldades para se manter.

Mas, pelo menos sabemos agora que as mentiras contadas por eles não eram burrice, mas apenas ganância. Embora a ganância seja uma forma de burrice.

FALANDO SÉRIO

Mas, a vida executiva ocorre em meio a esse caótico cenário: você é cobrado a dar resultados em meia a uma mistura de café caro, ouro desaparecido, aviões caindo, vulcões acordando, empregos perdidos e escândalos geopolíticos.

O inesperado é o único esperado.

E é justamente por isso que precisamos estar preparados para o impensável.

Afinal, sua vida não é apenas o que você faz, mas também o que acontece com você.

ORIENTAÇÕES

🚀Aqui vão algumas dicas para aumentar sua “musculatura executiva” e lidar com as surpresas que a vida nos reserva:
  • 1. Esteja preparado para o caos: Se o Banco Central pode perder ouro, o café pode ficar mais amargo, vulcões podem acordar depois de milênios dormindo e agências internacionais podem ser pegas na fraude e fechadas da noite para o dia, você também pode enfrentar reviravoltas. Mantenha-se atento, flexível e forte. Lembre-se, em uma luta, vence aquele que está de pé ao final.
  • 2. Reabsorva as circunstâncias: Quando o inesperado bater à sua porta, respire fundo e pense: “Como posso transformar isso em uma oportunidade?” Lembre-se de que até mesmo a tristeza de um avião caindo é um alerta para melhorar a segurança aérea.
  • 3. Tenha um plano B, C e D: Se você está saindo de férias (como eu), esteja pronto para imprevistos. Pode ser que a Gol mude sua viagem para o dia seguinte – sim, ela tentou fazer isso – o translado não esteja lá, o hotel perca sua reserva e, o pior, a bebida não esteja na temperatura certa quando você chegar na praia. Não tema! Para tudo há uma solução, uma esperança ou uma aceitação a ser aprendida.

⭐E, finalmente, lembre-se: a vida tem muitos aspectos de um teatro.

É como se você estivesse em uma peça que escreveu, passou o roteiro aos atores e contra-regras mas nenhum deles leu.

Você está no palco e era para que o personagem, que é seu diretor, lhe dissesse que está promovido, mas ele diz:

– Você está demitido!

Você fica paralisado, mas sabe que a platéia inteira está olhando para você.

Então você cria falas na hora, tenta encaixar aquela situação na história que está sendo contada e de algum modo inexplicável consegue seguir com o roteiro – agora adaptado.

Sua vida terá cenas de suspense, comédia e, infelizmente, dramas que, se pudesse escolher, jamais teria vivido, mas o que importa é o final e que ele seja grandioso.

Então, encare cada adversidade como uma oportunidade para escrever um roteiro ainda melhor.

💡Pois é essa capacidade de reabsorver as circunstâncias e reescrever a história de sua vida em meio ao caos e às dificuldades que é a verdadeira meta a ser perseguida.

E, é claro, jamais abrir mão do grande finale!

🚀 Conte comigo para isso e vamos em frente! (Depois das férias, é claro)

Silvio Celestino – Advisor

Sócio-diretor da Alliance Coaching

Autor do livro: O LÍDER TRANSFORMADOR, como transformar pessoas em líderes

silvio.celestino@alliancecoaching.com.br

P.S.1. Se você é diretor ou gerente e gostaria de entender com maior profundidade como o cenário atual pode interferir em sua carreira, negócio e investimentos, entre em contato conosco. Nossos programas de coaching executivo, palestras e seminários de liderança estratégica podem contribuir muito com você, seus resultados e aspirações de carreira.

P.S.2. Nos bastidores do “O EXECUTIVO”, sempre estamos prontos para discutir estratégias e soluções personalizadas para suas necessidades de desenvolvimento. Estamos aqui para ajudá-lo a transformar desafios em oportunidades. Entre em contato para conversarmos sobre como ajudá-lo.

P.S.3. Eu sei que, conforme o tempo passa, há outras notícias que chamam nossa atenção. Entretanto, o Sul não pode ser esquecido. Se você deseja contribuir com alguém que conheço e que está ajudando a famílias do Rio Grande do Sul – e que faz missões lá – sugiro o Padre Wagner Alves de Almeida, cujo pix é: 081.304.479-08 (CPF dele).

P.S.4. Conecte-se comigo em outras redes: TIKTOK ; SPOTIFY