DIGA-ME QUAL LÍDER ADMIRAS E EU TE DIREIS EM QUEM TE TRANSFORMARÁS

By in
DIGA-ME QUAL LÍDER ADMIRAS E EU TE DIREIS EM QUEM TE TRANSFORMARÁS

Episódio 2 do podcast – O EXECUTIVO: Entrevista com Ana Maria Nubié – Chief Growth Officer da Figtree&Co.

Para ouvir este texto, clique aqui: Podcast O EXECUTIVO


Uma grande responsabilidade de todo líder, inclusive dos executivos, é ter consciência de que, ao conduzir pessoas, torna-se um modelo de comunicação, imagem e comportamento.

Os líderes são figuras de grande relevância na sociedade. Eles são responsáveis por guiar e influenciar outras pessoas em direção a um objetivo comum. Mas a influência deles vai além do objetivo em si e afeta direta e decisivamente a vida de seus liderados.

Quando uma pessoa admira um líder, ela tende a se identificar com as suas qualidades e comportamentos, e acaba adotando essas mesmas características em sua própria vida.

Por exemplo, se uma pessoa admira um líder que é conhecido por sua determinação e foco no resultado, é provável que ela comece a desenvolver essas mesmas habilidades em sua própria vida profissional.

No entanto, é importante lembrar que nem sempre os líderes são exemplos positivos.

Alguns podem ter comportamentos prejudiciais ou antiéticos, que não devem ser imitados. Por isso, é fundamental escolher cuidadosamente quais líderes admirar, tendo em mente conhecer valores e princípios desejáveis para a carreira e vida.

Então o primeiro problema que enfrentamos é conhecer líderes exemplares.

BOAS FAMÍLIAS E BONS EXEMPLOS HISTÓRICOS

Quando pergunto a meus clientes quais líderes admiram, procuro compreender quais são seus influenciadores com o intuito de visualizar as sementes de suas idéias.

Felizmente, nesses mais de 20 anos formando executivos brasileiros, observo que possuem bons exemplos em seus pais, avós e outros membros da própria família.

Também quando mencionam líderes históricos, a esmagadora maioria cita Jesus e, portanto, a idéia de sacrifício para atingir um objetivo é conhecida pelo executivo brasileiro, embora seja fato que, nas novas gerações há um certo exagero em evitar as dores e transformar tudo em diversão, inclusive o trabalho.

CONHEÇA A HISTÓRIA COMPLETA

Mas, quando citam outros líderes históricos como Nelson Mandela, Martin Luther King Jr. ou líderes empresariais como Bill Gates, Steve Jobs e Jack Welch, percebo que a maioria conhece apenas a história contada por Hollywood.

Isto é, desconhecem os fatos escondidos por trás de seus feitos e se aborrecem quando contamos porque, de certo modo, isto quebra uma aura de grandeza criada por biografias e filmes cuidadosamente roteirizados.

Esse material tem exatamente esse objetivo: criar uma imagem imaculada de alguém que evidentemente não é perfeito, mas que pode servir como guia admirável para idéias que certos grupos desejam que sejam impressas no imaginário das pessoas.

Portanto, uma recomendação é procurar por essa história real das pessoas.

Em geral, ela não está contada nessas biografias ou nesses filmes, mas em livros de temas diversos e registradas por pessoas que são normalmente muito criticadas por não seguirem o mainstream.

Mas, se tem algo que desejo que um executivo tenha interesse é pela verdade, mesmo que ela não lhe mostre um mundo tão cor-de-rosa como ele desejaria.

Existe uma diferença entre ser um líder imperfeito – o que é normal a todos nós – e ser um líder cuja perversidade está escondida por livros e filmes fictícios. Se você deseja sair da bolha, precisará investigar com maior cuidado os registros a respeito dos feitos desses líderes que são tão elogiados pela maioria, especialmente pela mídia.

CUIDADO COM OS LÍDERES DE DESTRUIÇÃO

Os líderes podem ser classificados pelo resultado de suas obras. Nesse sentido, são agrupados em líderes de construção e de destruição.

São notórias as obras deixadas por pessoas como Padre José de Anchieta, José Bonifácio de Andrada e Silva e Princesa Isabel, entre muitos líderes de valor inestimável para a construção do Brasil.

Entretanto, ao questionar certos executivos a respeito de líderes que eles admiravam, para minha grande preocupação e decepção, já tive de ouvir nomes como o de Hitler.

Quando indagava o porquê dessa citação a resposta era que Hitler possuía grande número de seguidores.

Entretanto, ter um grande número de seguidores não transfere qualidade positiva a um indivíduo. E muito menos significa que sua obra terá como resultado a construção de algo.

Similarmente a nuvens de gafanhotos que aparecem em certas regiões do planeta, de tempos em tempos, um grupo formado por enorme quantidade de indivíduos com foco na destruição, deixa um rastro devastador por onde passa.

Mais profundamente perturbador  foi ouvir, ainda que uma única vez em 20 anos, um executivo dizer que admirava Lênin.

Líderes como Lênin, Stalin e Mao Tsé-Tung fazem Hitler parecer um estagiário quando o assunto é a capacidade de assassinar pessoas, destruir países e tomar o poder pela força do dano.

Como o executivo exerce uma liderança intelectual de construção, não há como tolerar que siga líderes com índole destrutiva.

VOCÊ SE TRANSFORMA NO LÍDER QUE ADMIRA

A minha maior preocupação com o executivo ter um exemplo negativo na cabeça é, em primeiro lugar, com o time sob sua responsabilidade.

Ao comunicar, ainda que subliminarmente, idéias perversas, ele influencia pessoas para a destruição. Esse foco acaba com iniciativas e projetos que seriam de grande valor para clientes e acionistas. Além de tornar a vida das pessoas abaixo dele um verdadeiro inferno formado por suas falas grosseiras, insinuações maliciosas e desejo de humilhar seus liderados.

Mas, em segundo lugar, me preocupo com o próprio executivo. Aquele que possui um exemplo de destruição em sua cabeça acaba por destruir sua própria vida. Torna-se uma espécie de Midas ao contrário.

O executivo que tinha Lênin como referência, destruiu inúmeros casamentos, a empresa em que trabalhava e sua reputação. Para piorar, executivos que o seguiam tiveram destino semelhante.

TENHA EXEMPLOS CONSTRUTIVOS

Portanto, inversamente, aí está o grande benefício de ser e fomentar lideranças construtivas: o resultado será positivo para a empresa, seus clientes, acionistas, mas também para o indivíduo em sua carreira, vida particular, seu casamento e para seus filhos.

A influência que os líderes exercem sobre nossas vidas revela a importância crítica de escolher com sabedoria quem queremos seguir.

Essas escolhas têm um impacto decisivo em nós mesmos.

E isso ocorrerá com você também ao longo de sua vida:  se tornará, em grande medida, o líder que admirar.

Minha recomendação é que escolha conscientemente um exemplo que o transforme em alguém capaz de construir projetos admiráveis, implementar idéias positivas, ter uma família feliz e uma vida marcante, relevante e inspiradora.

Não consigo imaginar melhor alimento para sua alma e ânimo para enfrentar e vencer cada dificuldade que surgir em sua vida.

Conte comigo para ajudá-lo nisso e vamos em frente!

Silvio Celestino

Sócio-diretor da Alliance Coaching

www.silviocelestino.com.br

silvio.celestino@alliancecoaching.com.br

WhatsApp (11) 98259-8536