O Executivo

By in
O Executivo

Há algum tempo penso em montar um canal no telegram para compartilhar as notícias que leio.

Nas últimas semanas alguns clientes têm pedido insistentemente que eu o faça e chegou o momento.

Um grande problema que os executivos enfrentam é manterem-se informados de notícias relevantes. Como são responsáveis pelos resultados empresariais sabem que, se não estiverem bem informados, tomarão decisões que podem causar grande prejuízo para a empresa em que trabalham, mas também para suas carreiras e investimentos pessoais.

É claro que isto é motivo de muita incerteza e insegurança quanto à decisão mais acertada.

Este problema enfrentei no início do ano 2000 quando meus negócios foram atingidos pela famosa crise das empresas “ponto com”. (1)

A princípio pensei que meu sócio e eu havíamos tomado alguma decisão incorreta ao longo dos anos. Mas, o fato era que o mundo financeiro estava em colapso e foi este fator que determinou a turbulência que passamos e que me fez inclusive mudar totalmente de carreira: de empresário na área de TI para de treinamento e desenvolvimento de executivos.

Nestes 20 anos que decorreram desde aquela crise, procurei me informar e estudar o que são estes fatores financeiros, o que fazem as pessoas que os comandam e como proteger meus negócios e investimentos deles.

Este estudo acabou por me levar a conhecer indivíduos e grupos que atuam na geopolítica e que são os verdadeiros responsáveis por decisões e eventos que atingem países, mercados, empresas e pessoas.

A conclusão é que quanto maior for o horizonte de consciência a respeito de como estão organizados e como atuam estes indivíduos, maior sua capacidade de defender sua família, empresa, mercado e país de problemas que podem acabar com uma carreira e uma vida de sucesso.

Lembre-se sempre disso: sua carreira é desenvolvida em uma empresa, que opera em um mercado, que atua em um ou mais países. E tudo isso é afetado por decisões de pessoas que possuem poder, muito poder.

Na década de 1990, admirava muito as falas do Dr. Antônio Ermírio de Moraes (2), então CEO do grupo Votorantim. Lembro de suas entrevistas onde afirmava que acordava todos os dias às 4h30m para ler notícias. Aquilo era espantoso. Entretanto, a palestra do Dr. Adolpho Lindenberg (3)  de fevereiro deste ano, sobre as perspectivas para  2021, confirmou aquilo que Dr. Antônio fazia. Disse ele: “você deve dedicar cerca de 4 horas por dia para ler notícias”. Além de ter um horizonte de consciência tão amplo quanto possível para a tomada de decisões empresariais, Dr. Lindenberg, muito católico, fez questão de esclarecer o motivo principal: para admirar a obra de Deus.

Tudo que nos acontece está dentro da realidade e é nela que encontraremos a verdade. Toda vez que você basear suas ações na verdade, sua chance de sucesso aumenta. Inversamente, toda vez que você basear suas ações na mentira, sua chance de sucesso decai.

Mas, conhecer a verdade é um trabalho para 12 Hércules.

As empresas de notícias cresceram demais e se tornaram elas mesmas parte de organismos que detêm o poder.

A consequência é que não podemos ter somente elas como fonte de informação.

Na verdade, você deve entender tudo que lê na mídia tradicional como a voz de grupos determinados que possuem interesses próprios e que deseja conquistá-lo para que você pense, fale e, principalmente, aja de acordo com o que eles desejam. E que faça tudo isso tendo a experiência de que chegou a conclusões sozinho, ao investigar e pensar por conta própria.

Mas, o fato é que nenhum executivo faz esta verificação de quem é a pessoa que o está informando: qual sua história de vida, seus interesses e a que grupo pertence.

O resultado é que acaba ouvindo a voz de um mesmo grupo que, como uma hidra, possui inúmeras cabeças – todas falantes.

Toda essa trama é perversa e inexorável. Não há como evitá-la, mas podemos enfrentá-la pela busca sincera da verdade. Neste caso, a sinceridade está na busca de tal modo que, quando descobrirmos algo que for contrário ao que sabíamos antes, termos a humildade de reconhecer e retomar a busca em base mais sólida.

Nenhum caminho para isso é fácil, todos são difíceis. Minha intenção aqui é ajudar o executivo a trilhar este caminho por meio de notícias e alguma análise e comentários de alguém que também está no mundo dos negócios, que já foi executivo de uma grande empresa e que investe.

Acima de tudo alertar aos meus clientes no que eles devem prestar atenção, entender e prepararem-se para o futuro de sua vida, carreira, negócios e país.

Seja bem vindo: http://bit.ly/oexecutivo

E vamos em frente!

 

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Bolha_da_Internet
  2. https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Erm%C3%ADrio_de_Moraes
  3. Palestra: Perspectivas para o ano 2021 que se inicia – Dr. Adolpho Lindenberg https://www.youtube.com/watch?v=hr–1IGh_t8