Create a Joomla website with Joomla Templates. These Joomla Themes are reviewed and tested for optimal performance. High Quality, Premium Joomla Templates for Your Site

O que o blockchain mudará em sua carreira em 2018?

A principal recomendação para qualquer profissional em 2018 é: seja rápido!

As maiores oportunidades de prosperidade e sucesso de carreira ocorrem nas chamadas novas fronteiras, isto é, nos mercados que nunca existiram antes e surgem principalmente em decorrência de uma nova onda tecnológica. A dificuldade de reconhecê-las é enorme, pois o sucesso de algo novo não é visível para a maioria e representa riscos elevados para os iniciantes: assim, as décadas de 1920 e 30 foram momentos extraordinários para quem se envolveu com a indústria da aviação. Já os anos de 1950 e 60, o foram para quem trabalhou na indústria da computação de grande porte. A década de 1980 foi o início da era de ouro dos microcomputadores; já o fim dos anos 90 e início de 2000, para a internet, os celulares e, depois, as redes sociais.

O que virá em seguida?

Neste momento a tecnologia de livros-razão distribuídos (conhecida pela sigla em inglês DLT – Distributed Ledger Tecnology) começa a despontar como a nova fronteira.

Ela permite que transações sejam registradas com segurança e justiça por meio de uma plataforma que certifica que esse registro reflete a realidade de um fato. A primeira geração bem-sucedida dessa tecnologia, chamada blockchain, é a base na qual foi desenvolvido o Bitcoin, uma moeda virtual criptográfica.

Isso pode parecer complicado em um primeiro instante, mas essa tecnologia permite que transações sejam realizadas sem a necessidade de um intermediário que assegure sua veracidade e validade.

Os benefícios são gigantescos: liberdade de transações, redução de custos de segurança e de execução de contratos, transparência, entre outros.

Ela deverá impactar áreas extremamente sensíveis e relevantes de nossas vidas: governos, bancos, cartões de crédito, corretoras de seguros e de valores mobiliários, cartórios, imobiliárias, editoras, enfim, um sem número de atividades serão modificadas nos próximos anos.

Isso exigirá pessoas capazes de compreender essa tecnologia e como ela afeta cada ramo de negócio e os governos. Esta é a oportunidade para profissionais estratégicos dos setores mencionados acima, por exemplo.

Entretanto, a base de desenvolvimento dessa tecnologia exigirá a formação maciça de especialistas de computação capazes de desenvolvê-la e aplicá-la: cientistas de dados, analistas de segurança da informação, desenvolvedores de softwares high-end e especialistas em transformação digital, entre outros.

Mas, do mesmo modo que o Uber afetou o mercado de proprietários de licenças de táxis, a DLT representa uma oportunidade e também uma grande ameaça para bancos, governos e criminosos. A ponto de alguns grandes grupos empresariais estarem considerando a possibilidade de seu executivo top de tecnologia assumir o posto mais relevante da companhia.

Em minha opinião, os governos tentarão primeiro controlar a utilização dessa tecnologia e, se falharem, serão ferozes na tentativa de inibi-la.

Embora existam eventos que possam gerar impacto nos mercados e, portanto, nas carreiras: como o Brexit, que deve favorecer as exportações para a Grã-Bretanha, ou o GDPR (sigla em inglês para Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia), que entra em vigor em maio de 2018, penso que os profissionais devem focar as DLTs e seus impactos em suas áreas de atuação.

Entretanto, velocidade de aprendizagem é importante. Minha recomendação é que você já comece a se interessar pelas DLTs de segunda geração, pois o blockchain tem problemas que deverão ser corrigidos: principalmente baixa capacidade de lidar com alto volume de transações e justiça na sequência das validações de eventos. Uma recomendação é você olhar com atenção a tecnologia hashgraph – ver em https://goldsilver.com/hidden-secrets/hidden-secrets-of-money-episode-8/ e em www.hashgraph.com  –, pois ela é infinitamente mais veloz do que a blockchain, sua plataforma já está em testes avançados e promete resolver os problemas mencionados.

Lembre-se de que a primeira geração de buscadores na internet foi formada pela AltaVista (de uma empresa chamada Digital Equipment Corporation – que foi adquirida pela Compaq e depois pela HP), a segunda foi o Yahoo – mas, quem se tornou vitorioso foi o Google (hoje, Alphabet). Nas redes sociais tivemos o Orkut, depois o MySpace e finalmente o Facebook.

Portanto, uma nova fronteira deve ser compreendida com vistas ao domínio da segunda ou terceira geração – e, por isso, este é o momento apropriado para você focalizar a DLT.

Não tenha medo se tudo isso lhe parece confuso e distante de seu dia a dia. Pois a principal vantagem de mergulhar na nova fronteira é que todos estão em pé de igualdade, afinal é algo que não existia até agora. A coragem e, principalmente, o interesse em fazer um esforço para compreendê-la, quais suas implicações e qual papel você está apto a assumir para liderá-la em sua área de atuação podem fazer uma diferença enorme em seu sucesso profissional no longo prazo.

Comece já!

Um feliz 2018 e vamos em frente!

 

Links recomendados:

Introdução:

https://www.coindesk.com/the-rise-of-the-cypherpunks/

https://www.ellington.com/content/uploads/2017/09/What-Are-Cryptocurrencies_Sabar.pdf

https://hackernoon.com/a-primer-on-blockchains-protocols-and-token-sales-9ebe117b5759

https://hackernoon.com/bitcoin-ethereum-blockchain-tokens-icos-why-should-anyone-care-890b868cec06

 

Blockchain:

https://blockgeeks.com/guides/what-is-blockchain-technology/

https://hackernoon.com/a-primer-on-blockchains-protocols-and-token-sales-9ebe117b5759

 

Moedas criptográficas (Cryptocurrencies):

https://www.ellington.com/content/uploads/2017/09/What-Are-Cryptocurrencies_Sabar.pdf

 

Bitcoin:

https://bitcoin.org/en/about-us

https://medium.freecodecamp.org/explain-bitcoin-like-im-five-73b4257ac833

https://startupboy.com/2013/11/07/bitcoin-the-internet-of-money/

https://dealbook.nytimes.com/2014/01/21/why-bitcoin-matters/

https://hackernoon.com/bitcoin-ethereum-blockchain-tokens-icos-why-should-anyone-care-890b868cec06

https://bitcoinmagazine.com/articles/bitcoin-beginners-guide-surviving-bgold-and-segwit2x-forks/

 

Outras moedas criptográficas:

http://whatthefuckisethereum.com/

https://hackernoon.com/understanding-ethereum-a-complete-guide-6f32ea8f5888

https://medium.com/@preethikasireddy/how-does-ethereum-work-anyway-22d1df506369

https://blog.coinbase.com/a-beginners-guide-to-litecoin-d9b455d44cd3

https://medium.com/@linda.xie/a-beginners-guide-to-monero-7a5df2c50ed9

https://coinsutra.com/dash-cryptocurrency/

https://medium.com/@MartinRosulek/how-iota-makes-future-for-internet-of-things-af14fd77d2a3

 

Governança:

https://coinmetrics.io/papers/dissertation.pdf

 

Economia das moedas criptográficas (Cryptoeconomics):

http://unenumerated.blogspot.com/2017/02/money-blockchains-and-social-scalability.html

https://news.21.co/thoughts-on-tokens-436109aabcbe

https://thecontrol.co/cryptoeconomics-101-e5c883e9a8ff

https://blog.coinbase.com/app-coins-and-the-dawn-of-the-decentralized-business-model-8b8c951e734f

http://research.ark-invest.com/hubfs/1_Download_Files_ARK-Invest/White_Papers/Bitcoin-Ringing-The-Bell-For-A-New-Asset-Class.pdf

https://hackernoon.com/traditional-asset-tokenization-b8a59585a7e0

 

Regulamentos:

http://consumer.findlaw.com/securities-law/what-is-the-howey-test.html

https://www.coinbase.com/legal/securities-law-framework.pdf

https://medium.com/startup-grind/understanding-the-difference-between-coins-utility-tokens-and-tokenized-securities-a6522655fb91

https://saftproject.com

 

Relatórios:

https://coincenter.org/report

 

Outros assuntos:

https://medium.com/@jcliff/privacy-on-the-blockchain-7549b50160ec

http://www.cvm.gov.br/noticias/arquivos/2017/20171011-1.html

https://www.usv.com/blog/fat-protocols

https://hackernoon.com/blockchains-dont-scale-not-today-at-least-but-there-s-hope-2cb43946551a

https://medium.com/@alokvasudev/permissionless-c66610ab2c38

 

White Papers:

Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System

Ethereum: A Next Generation Smart Contract and Decentralized Application Platform

Enabling Blockchain Innovations with Pegged Sidechains

 

Podcast:

http://investorfieldguide.com/hashpower/

 

Vídeos:

https://youtu.be/-Utrv0iBP0cl

https://youtu.be/bBC-nXj3Ng4

 

Cursos Online:

https://digitalcurrency.unic.ac.cy/free-introductory-mooc

https://www.coursera.org/learn/cryptocurrency/home/welcome

https://crypto.stanford.edu/cs251/syllabus.htm